Cultura
111 de anos Willy Zumblick: exposição retrata obras do renomado artista tubaronense
Cerca de 30 quadros estão expostos em fundação educacional de Tubarão
Por
Matheus Machado
Se estivesse vivo, o renomado pintor e artista plástico Willy Zumblick completaria neste 26 de setembro, 111 anos de idade. No entanto, o artista tubaronense que conquistou o Brasil com seu talento e tintas sobre telas faleceu em 2008, aos 94 anos. Ainda assim, seu legado permanece e está exposto, espalhado principalmente em sua cidade natal.
Em Tubarão, a Fundação InoversaSul conta com um acervo de aproximadamente 30 obras do artista, dispostas pelos corredores do prédio da direção. Ao lado de cada quadro, uma pequena placa indica o nome, ano da obra e um QRCode, para quem quer se aprofundar mais na pintura.
“O Willy Zumblick, devido a sua técnica, traçou referências para o Brasil e para o mundo. Existem outras obras, mas a Fundação InoversaSul tinha este acervo. A gente vinha cuidando, mas percebemos que era preciso fazer essa conexão com a sociedade. Aí veio a ideia de transformar este espaço em uma área cultural, para que nossos alunos e a comunidade viesse visitar”, destacou o professor Gean Firmino, vice-presidente da Fundação InoversaSul.
Todas as obras disponíveis na galeria e mais referências sobre o autor podem ser conferidas clicando aqui. A visitação pode ser feita mediante agendamento junto à instituição. Além dos aproximadamente 30 quadros, existem outras obras cuidadas pela Fundação que estão sendo preparadas para exposição no local.
Willy Zumblck também é o nome do Centro Municipal de Cultura de Tubarão, museu que reúne outras obras do artista plástico no município. Além disso, em julho deste ano, a Lei 14.920 de 2024, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deu o nome de Willy Alfredo Zumblick ao popular Morro do Formigão, localizado na BR-101.