O 12º Acampamento Farroupilha de Balneário Camboriú tem início na sexta-feira (13), com uma programação repleta de atrações musicais e culturais e segue até o próximo domingo (22), com uma rica programação cultural e tradicionalista para toda a família. No local os visitantes podem conferir música nativista, comida típica e danças folclóricas, na Avenida do Estado Dalmo Vieira, esquina com a Rua 904, em frente à Praça das Bandeiras, no Centro da cidade.
A festa é alusiva ao aniversário da Revolução Farroupilha (ou Guerra dos Farrapos), que começou em 20 de setembro de 1835, no Rio Grande do Sul, chegando também a Santa Catarina, e terminou em 1845. Com entrada gratuita, o Acampamento Farroupilha vai até dia 22. De segunda a sexta-feira a programação vai das 18h à meia-noite e, aos sábados e domingos, das 10h à meia-noite.
Nos 10 dias de duração da festa, 18 grupos tradicionalistas estão preparando, comercializando e apresentando a cultura gaúcha aos visitantes. A programação ainda conta com shows musicais e bailes todas as noites do evento. Uma das principais atrações da festa foi o Desfile Farroupilha, com uma cavalgada pelas principais ruas da cidade, além do Terral da Canção Nativista, festival de música que vai premiou composições, e o Balne’Art, trouxe para o evento cerca de mil participantes para competições de dança, declamação e música, com programação até domingo.
Além das apresentações do Balne’Art, estão programados de hoje (18) até domingo shows com Osmar Fernandes, Grupo Quero-Quero, Trancão de Baile, Catherine Vergnes, Carlos Magrão, Grupo Campeiraço, André Teixeira, Grupo Sarandeio, Luciano Guarise, Pedro Ortaça, Grupo Maragatos, Jucelino Machado e César Oliveira e Rogério Melo, que são considerados grandes da música nativista. Na programação consta ainda a Alvorada Farroupilha, com mateada, assado e guitarreada; e o show Som do Sul, na noite de encerramento.
O Acampamento Farroupilha é organizado pela prefeitura, por meio da Fundação Cultural, e tem patrocínio da Fundação Catarinense de Cultura. Em 2023, o evento foi a festa cultural promovida pelo município que mais atraiu público, com cerca de 120 mil pessoas. Para esta edição, a organização tem a expectativa de atingir o mesmo número.