Cultura
Alunos debaterão obra de médico e escritor tubaronense em fórum literário
José Warmut Teixeira é membro da Academia Tubaronense de Letras e um renomado anestesiologista de Tubarão
Por
Matheus Machado
Alunos dos 6ºs anos da Escola Municipal de Educação Básica Stanislau Gaidzinski Filho, de Capivari de Baixo, estão lendo o livro “Memórias de uma Infância Feliz”, do médico anestesiologista e escritor José Warmut Teixeira. Eles se preparam para, daqui a um mês, em 24 de outubro, durante o fórum literário que está sendo preparado pela escola, fazer um debate com o autor sobre aspectos da obra.
A atividade faz parte do projeto em que a escola está envolvida, desenvolvido pela Academia Tubaronense de Letras (Acatul), denominado “Ler Para Melhor Escrever”. Na escola, o projeto é coordenado pela professora de Língua Portuguesa, Vera Koenig. “Os alunos ganharam exemplares do livro, lançado no ano passado pelo Dr. Warmut e ele está sendo trabalhado com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita”, diz Vera.
Neste livro o autor, de 90 anos de idade, conta momentos de sua infância no subúrbio do Rio de Janeiro. “Era uma infância pobre, mas feliz, porque a gente morava em um sítio e estava em contato com muita coisa da natureza”, relembra. Além dos diversos livros escritos, José Warmut é conhecido por ser o primeiro anestesiologista a atuar em de Tubarão.
Parlendas e cordel
As mesmas turmas de 6ºs anos também foram envolvidas recentemente em outra atividade literária. Durante a Semana do Folclore, entre 19 e dia 23 de agosto, Vera Koenig, juntamente com a professora de Artes, Adriana Ávila de Medeiros trabalharam e sala de aula as parlendas, que são versos ritmados e de fácil memorização, em sua maioria com temáticas infantis.
Já com os alunos dos 7ºs anos, as duas professoras trabalharam a literatura de cordel, como parte da literatura do nordeste. “A literatura do nordeste é muito rica e diversificada, mas mostramos apenas a de cordel, como um exemplo de literatura popular, bela, e que atinge a todas as camadas sociais daquela região”, explica Vera.