Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Camerata Florianópolis apresenta Nona Sinfonia de Beethoven e Árias de Óperas neste sábado, em Navegantes

Cultura

Cultura

Camerata Florianópolis apresenta Nona Sinfonia de Beethoven e Árias de Óperas neste sábado, em Navegantes

O concerto da Camerata Florianópolis, com arranjos para cordas, coro e solistas, é gratuito, a partir das 20h30, na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes

Publicidade

A Camerata Florianópolis começa o mês de agosto com um concerto em Navegantes que inclui o célebre Quarto Movimento da Nona Sinfonia de Beethoven e árias de famosas óperas, com arranjos para cordas, coro e solistas. O concerto é gratuito e acontece neste sábado (3), às 20h30, na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes.

Beethoven fez na Nona Sinfonia uma grande inovação: colocou pela primeira vez em uma sinfonia, vozes de solistas e um coro no seu último movimento. A letra é de um poema escrito pelo filósofo, poeta, historiador e médico alemão, Friedrich Schiller. Neste poema, ele expressa uma visão idealista da raça humana como irmandade, uma visão da qual Beethoven partilhava.

A obra foi apresentada pela primeira vez em 7 de maio de 1824, no Kärntnertortheater, em Viena, na Áustria. Beethoven, não a regeu, ficou no palco ao lado do maestro, recebendo ao final, a ovação da plateia que o aplaudiu de pé, e de onde ele saiu extremamente comovido.  O espetáculo da Camerata Florianópolis é comemorativo aos 200 anos da obra, que é considerada uma das mais importantes da música clássica no mundo, e mostra a maestria do maestro Jeferson Della Rocca na regência e dos músicos e solistas que integram o concerto. 

O espetáculo terá solos de Letícia Liberado, Alice Fontanella, Gustavo Fernandes, Fernando De Carli, Camila Machado e Natacha Wiggers. A preparação do coro fica por conta do barítono Fernando De Carli. O concerto, com produção executiva de Maria Elita Pereira, foi viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina.

 

Continue lendo
Topo