Cultura
Cia Mútua completa 30 anos com ações gratuitas em Itajaí
Circulação de repertório ocorre segue até o dia 28 de setembro com apresentações e oficinas
Circulação de espetáculos teatrais e oficinas do repertório da Cia Mútua marcam o aniversário de 30 anos dedicados ao teatro. O projeto contempla 10 ações culturais, sendo oito apresentações e duas oficinas por oito bairros de Itajaí entre até o dia 28 de setembro. As atividades com foco no teatro de animação possuem linguagens e estéticas diversificadas, e são direcionadas a públicos de todas as idades e irão passar pelos bairros: São Vicente, Itaipava, Espinheiros, Brilhante II, Centro, Cordeiros, Cidade Nova e São João.
O projeto “Cia Mútua 30 anos – Circulação de Repertório”, aprovado na Lei Paulo Gustavo com recursos do Governo Federal por meio da Fundação Cultural de Itajaí, tem o objetivo de promover a descentralização de bens culturais, levando as ações para bairros fora do centro da cidade. “Vamos ocupar espaços alternativos, como o Salão Paroquial da Igreja do Bairro Itaipava, o Parque Ecológico Alessandro Weiss, no Bairro São João, bem como a Instituição Advir que atende pessoas com deficiência e escolas de alguns bairros, como Brilhante e Espinheiros. Cada local receberá uma ação, de acordo com a faixa etária e necessidades técnicas de cada trabalho”, explica uma das coordenadoras do projeto, Mônica Longo.
Além de promover a descentralização, o projeto também irá proporcionar a democratização do acesso por levar as ações de forma gratuita até o público e ainda promover a acessibilidade. “A ação social de levar o teatro até a população promove a formação de plateia, fortalece os laços entre artistas e a comunidade, fomenta a fruição da arte, que é essencial para o desenvolvimento crítico e sensível do ser humano. Estamos muito felizes de comemorar nossos 30 anos de existência de forma tão próxima ao público”, comemora Laura Correa, que também é a coordenadora do projeto.
Fundada em 1993, a Mútua fez de Itajaí sua morada a partir de 2007, trabalhando ativamente na pesquisa e montagem de espetáculos e projetos de formação de público. Com seus espetáculos circulou por 19 estados brasileiros, Argentina, Chile e França, recebendo mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio CBTIJ de Melhor Espetáculo de Teatro de Formas Animadas, em 2016, no Rio de Janeiro/RJ.
Nestas três décadas, estreou 29 montagens teatrais, das quais oito permanecem em seu repertório: Le Cirque de Pulgué (2022), Borboleta (2022), Mãe Rua (2022), Contestados (2019), El Gran Circo-Teatro de Luvas (2015), Um Príncipe Chamado Exupéry (2010), Teatro Lambe-lambe (2005) e por último A Caixa (2004), que em 2024 completa 20 anos desde sua estreia.
Além da montagem e apresentação de seus espetáculos, a Cia Mútua também realiza o Bonencontro, uma mostra internacional de espetáculos de teatro de animação que prepara-se para sua 5ª edição, em 2025.
Ainda, nos últimos anos, a Mútua vem se destacando no cenário nacional por sua pesquisa no teatro de animação, linguagem teatral que se utiliza de bonecos, sombras, máscaras e outras formas animadas. Em 2024 foi contemplada com o Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas, do Ministério da Cultura, desenvolvendo no decorrer deste ano um Grupo de Pesquisa em Teatro de Animação, que funciona semanalmente em sua sede, em Itajaí.