Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Cia Mútua completa 30 anos com ações gratuitas em Itajaí

Cultura
Cia Mutua Completa 30 Anos Com Apresentacoes E Oficinas Em Itajai
Foto: Divulgação/SCTodoDia

Cultura

Cia Mútua completa 30 anos com ações gratuitas em Itajaí

Circulação de repertório ocorre segue até o dia 28 de setembro com apresentações e oficinas

ITAJAI

Circulação de espetáculos teatrais e oficinas do repertório da Cia Mútua marcam o aniversário de 30 anos dedicados ao teatro. O projeto contempla 10 ações culturais, sendo oito apresentações e duas oficinas por oito bairros de Itajaí entre até o dia 28 de setembro. As atividades com foco no teatro de animação possuem linguagens e estéticas diversificadas, e são direcionadas a públicos de todas as idades e irão passar pelos bairros: São Vicente, Itaipava, Espinheiros, Brilhante II, Centro, Cordeiros, Cidade Nova e São João.

O projeto “Cia Mútua 30 anos – Circulação de Repertório”, aprovado na Lei Paulo Gustavo com recursos do Governo Federal por meio da Fundação Cultural de Itajaí, tem o objetivo de promover a descentralização de bens culturais, levando as ações para bairros fora do centro da cidade. “Vamos ocupar espaços alternativos, como o Salão Paroquial da Igreja do Bairro Itaipava, o Parque Ecológico Alessandro Weiss, no Bairro São João, bem como a Instituição Advir que atende pessoas com deficiência e escolas de alguns bairros, como Brilhante e Espinheiros. Cada local receberá uma ação, de acordo com a faixa etária e necessidades técnicas de cada trabalho”, explica uma das coordenadoras do projeto, Mônica Longo.

Além de promover a descentralização, o projeto também irá proporcionar a democratização do acesso por levar as ações de forma gratuita até o público e ainda promover a acessibilidade. “A ação social de levar o teatro até a população promove a formação de plateia, fortalece os laços entre artistas e a comunidade, fomenta a fruição da arte, que é essencial para o desenvolvimento crítico e sensível do ser humano. Estamos muito felizes de comemorar nossos 30 anos de existência de forma tão próxima ao público”, comemora Laura Correa, que também é a coordenadora do projeto.

Fundada em 1993, a Mútua fez de Itajaí sua morada a partir de 2007, trabalhando ativamente na pesquisa e montagem de espetáculos e projetos de formação de público. Com seus espetáculos circulou por 19 estados brasileiros, Argentina, Chile e França, recebendo mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio CBTIJ de Melhor Espetáculo de Teatro de Formas Animadas, em 2016, no Rio de Janeiro/RJ.

Nestas três décadas, estreou 29 montagens teatrais, das quais oito permanecem em seu repertório: Le Cirque de Pulgué (2022), Borboleta (2022), Mãe Rua (2022), Contestados (2019), El Gran Circo-Teatro de Luvas (2015), Um Príncipe Chamado Exupéry (2010), Teatro Lambe-lambe (2005) e por último A Caixa (2004), que em 2024 completa 20 anos desde sua estreia.

Além da montagem e apresentação de seus espetáculos, a Cia Mútua também realiza o Bonencontro, uma mostra internacional de espetáculos de teatro de animação que prepara-se para sua 5ª edição, em 2025.

Ainda, nos últimos anos, a Mútua vem se destacando no cenário nacional por sua pesquisa no teatro de animação, linguagem teatral que se utiliza de bonecos, sombras, máscaras e outras formas animadas. Em 2024 foi contemplada com o Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas, do Ministério da Cultura, desenvolvendo no decorrer deste ano um Grupo de Pesquisa em Teatro de Animação, que funciona semanalmente em sua sede, em Itajaí.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo