Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Curta “Berço das Águas” estreia em Jaraguá do Sul

Cultura
Custa
Foto: Divulgação

Cultura

Curta “Berço das Águas” estreia em Jaraguá do Sul

As sessões são gratuitas e abertas a todos os públicos, com o objetivo de ampliar o acesso à produção cultural local

O curta-metragem Berço das Águas, dirigido por Bell Bandeira e Wagner F. Tavares (“Giga”), será lançado na próxima segunda-feira, 28 de abril, com três sessões gratuitas em diferentes pontos de Jaraguá do Sul. A programação inclui ainda o workshop “A Arte pela Arte”, uma vivência reflexiva sobre o processo criativo e o papel da arte na sociedade.

O filme experimental se debruça sobre as paisagens, memórias e contradições da bacia hidrográfica e da linha férrea do Vale do Itapocu, com foco nas interações simbólicas entre trilhos e rios, elementos que coexistem, mas nunca se encontram. A proposta é provocar reflexões sobre temas como liberdade, opressão, progresso e suas consequências. A trilha sonora original é assinada pelo músico jaraguaense Jean Boca.

As sessões são abertas a todos os públicos, com o objetivo de ampliar o acesso à produção cultural local. Além das exibições, os diretores realizam o workshop “A Arte pela Arte”, que apresenta os bastidores do curta, abordando suas inspirações, processos técnicos e as escolhas estéticas utilizadas na obra.

“Berço das Águas é mais do que um filme – é um convite à escuta sensível dos territórios, das águas e das resistências que atravessam a cidade. Acreditamos no poder da arte como espelho e transformação”, destaca Bell Bandeira, diretora e idealizadora do projeto.

Berço das Águas foi realizado com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo – Audiovisual, por meio do Edital de Chamamento 8.2023-Secel da Prefeitura de Jaraguá do Sul, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal. A produção é da A Braço Arte e Educação e Bell Bandeira Produções, com apoio da Giga Filmes.

Sinopse

Com narrativa poética e linguagem experimental, Berço das Águas revela a tensão entre natureza e infraestrutura, refletindo sobre o impacto das transformações urbanas. com imagens analógicas, registros locais e composições sonoras, o curta destaca a urgência de uma convivência mais harmoniosa entre desenvolvimento, meio ambiente e diversidade sociocultural.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo