Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Escola de Oleiros exibe Natal das Candeias até 22 de dezembro

Cultura
WhatsApp Image 2024 12 01 At 08.57.20 2
Foto: Reprodução/SCTodoDia

Cultura

Escola de Oleiros exibe Natal das Candeias até 22 de dezembro

A escola, que completou 32 anos de atividades em novembro, é um importante centro cultural na cidade

Até o dia 22 de dezembro, das 15h às 21h, a Escola Municipal de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros, em São José, exibe sua tradicional exposição natalina. O evento, que celebra o “Natal das Candeias” neste ano, traz um presépio elaborado pelos alunos e uma coleção de artigos de barro que retratam as candeias de velas, criando um ambiente iluminado e perfumado com a essência do Natal. A escola, que completou 32 anos de atividades em novembro, é um importante centro cultural na cidade.

A coordenadora da escola, Maria Terezinha Bez Vitório, convida a comunidade e os visitantes a prestigiarem a exposição, que é mantida pela Secretaria de Cultura e Turismo de São José. Ela ressalta que a arte de oleiro é preservada na cidade, conhecida como a capital da louça de barro. A instituição é a única na América Latina a oferecer cursos gratuitos de roda tradicional de oleiros, modelagem figurativa e modelagem diversa, mantendo viva a tradição artesanal.

Maria Terezinha também destaca que os mestres da escola pertencem à quarta geração de oleiros, transmitindo o conhecimento dos fundadores da cidade. Esse legado de saberes é essencial para a continuidade da arte de olaria em São José, e os alunos têm a oportunidade de aprender com os grandes mestres da região.

A mestre Myllene Machado, que é discípula de Franklin Cascaes, renomado folclorista e ceramista, e do mestre Gelci José Coelho, também conhecido como Peninha, fala sobre a importância de trabalhar com elementos típicos da região. Segundo ela, os mestres valorizam a cultura local, utilizando materiais como palha, conchas, ervas naturais, bambu, cipós e balaios para compor a arte. O presépio, feito por cerca de 180 alunos, reflete essa conexão com o ambiente natural e a tradição.

O presépio montado na exposição faz referência ao nascimento de Jesus Cristo, com o Menino Jesus na manjedoura ao centro, acompanhado de figuras bíblicas que estavam presentes nesse momento. As candeias, que iluminam a cena, simbolizam a luz que Jesus trouxe ao mundo, reforçando o tema do Natal como um momento de esperança e renovação.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo