Cultura
Espetáculo infantil circula nos teatros do Sesc em SC
Confira as datas e locais das apresentações gratuitas da peça “A maravilhosa princesa das bolinhas”, da Téspis Cia. de Teatro
ARede de Teatros Sesc promove o circuito do espetáculo “A Maravilhosa Princesa das Bolinhas”, da Téspis Cia. de Teatro, de Itajaí. Livremente inspirada na obra da artista japonesa Yayoi Kusama, a peça com entrada gratuita busca dialogar com as crianças a partir de umaimersão lúdica e sensorialem um mundo feito de bolinhas.
Cenários, luz negra, elementos cênicos, ambientação sonora e imagens criadas por inteligência artificial aliados ao corpo da atriz, ajudam a criar este universo fantástico, que convida a plateia a imaginar suas próprias histórias.
As apresentações gratuitas acontecem neste mês de abril em Chapecó (22), Concórdia (23), Lages (24), Florianópolis Prainha (26), Joinville (27), Jaraguá do Sul (28) e Itajaí (29).
Como ingresso social, o público é convidado a doar itens de higiene pessoal na entrada de cada apresentação. Essas doações serão destinadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no Estado de Santa Catarina, atendidos pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
“A maravilhosa princesa das bolinhas” é o décimo quarto espetáculo montado para infâncias pela Téspis Cia de Teatro. Trata-se de umsolo de Denise da Luz, dirigido inicialmente porMax Reinert(que era o diretor artístico do grupo e veio a falecer em julho de 2023) e após, porHedra Rockenbach, profissional que trabalha com a companhia há cerca de 12 anos, tanto na criação de ambientação sonora, como interlocutora artística.
O espetáculo apresenta em sua linguagem hibridismo entre atuação e elementos audiovisuais, onde a atriz se relaciona e interage com as imagens propostas, apoiada por ambientação sonora original e luz negra, criando desta forma um ambiente lúdico e fantástico, que se propõe a dialogar com as crianças para além da narrativa.
Criatividade para inspirar a imaginação
A peça “A maravilhosa princesa das bolinhas” apresenta forte influência do surrealismo, modernismo e minimalismo, seu trabalho é uma mistura de diversas técnicas como colagem, escultura, pintura, arte performática e instalações ambientais, onde é visível uma característica que marcou sua trajetória: a obsessão por bolas e pontos.
Dando continuidade à pesquisa da Téspis Cia de Teatro em teatro para crianças, a peça não possui palavras articuladas e não se propõe a contar uma história com começo, meio e fim. Apresenta uma narrativa construída a partir do corpo da atriz, do espaço cênico, dos sons e imagens, convidando a plateia a experimentar um jogo sensorial.
Hedra Rockenbach agrega ao processo quando traz sua vasta experiência em tecnologia, utilizando-se inclusive de inteligência artificial para a criação de algumas imagens. Ela que também criou e opera luz e trilha sonora, estabelece um jogo ao vivo com a atriz, propondo diálogos em tempo real entre imagens e corpo, proporcionando desta forma um ambiente imersivo, divertido e provocante, que pretende dialogar com as crianças da contemporaneidade.