Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Evento com escritores marcou projeto de incentivo à leitura em Capivari de Baixo

Cultura
Evento com escritores marcou projeto de incentivo à leitura em Capivari de Baixo
Foto: Reprodução/PMCB

Cultura

Evento com escritores marcou projeto de incentivo à leitura em Capivari de Baixo

Iniciativa fez alusão à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Em tese, as perguntas da garotada das duas turmas de 6º ano ao escritor José Warmuth Teixeira eram pra estar relacionadas às estórias contadas no livro “Memórias de uma infância feliz”, escrito por Warmuth Teixeira, e doado por ele a cada um dos 42 alunos desta fase.

No entanto, não demorou muito para que eles iniciassem uma sessão de perguntas de cunho pessoal, do tipo: “Quem foi seu primeiro amor?” e “Você não se dava bem com seu pai, porque sua mãe é sempre citada nas estórias?”.

Paciente, solícito e bem humorado, Dr. Warmut não se fez de rogado e respondeu a cada aluno que se encorajou a ir até a frente da mesa de autoridades e fazer seu questionamento, com o microfone em mãos. Afinal, “Memórias de uma infância feliz” é um compilado de reminiscências do médico anestiosiologista e escritor, de sua infância vivida no subúrbio do Rio de Janeiro, onde nasceu.

O Fórum de ontem (24) marcou o encerramento do projeto: Ler para melhor escrever – conhecendo a literatura através dos escritores regionais, idealizado pela Academia Tubaronense de Letras (Acatul) e implantado em várias escolas da região. Na Escola Municipal de Educação Básica Stanislau Gaidzinski Filho, de Capivari de Baixo, o projeto foi conduzido pela professora de língua portuguesa da instituição, Vera Koening.

Além de Vera e de José Warmut Teixeira, presidente de honra da Acatul, estiveram na mesa de convidados a presidente da Acatul, professora Marilene Lapolli, o vice-presidente da entidade, Gilmar Correa, e os também escritores Edla Zin e Marcelo Brognoli. A coordenadora pedagógica Rosita Luz representou a direção da escola.

Além de perguntas, os alunos deram depoimentos entusiasmados pelo projeto de incentivo à leitura. Mais encantadora ainda foi a reação dos escritores, pela notável aceitação dos estudantes e transformação que já demonstram estar vivendo a partir deste projeto. “O contato com o autor do livro é algo indescritível. São notórias a satisfação e a magia que a presença do autor provoca nos alunos”, observou a presidente da Acatul. O Fórum encerrou com uma sessão de autógrafos.

O evento integrou o rol de atividades pela Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que em Capivari de Baixo e Tubarão está sendo comemorada entre os dias 24 e 29 de outubro.

Ontem, também aconteceu a palestra: “Narrativas entre imagens: um retrato audiovisual de gerações e vivências” da escritora Berenice Sica, da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB/RS), na biblioteca da Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul). Além dela, no mesmo local foi lançado o livro: “Não inventei Pasárgada”, da escritora Valdézia Pereira.

Hoje (25), os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica Vitório Marcon participaram de uma visita técnica e roda de conversa na Academia Tubaronense de Letras (Acatul), na Casa da Cidade, no Centro, em Tubarão.

No dia 29, às 19h30, na Acatul, será realizada uma palestra com o tema: “Plágio: uma questão de ordem ética”, com o escritor Arilton Teixeira. As ações são promovidas pela prefeitura de Capivari de Baixo, prefeitura de Tubarão, AJEB/RS, UniSul e Acatul.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto Lei nº 84.631 de 9 de abril de 1980 e é celebrada de 23 a 29 de outubro. Culminando no Dia Nacional do Livro (comemorado no dia 29 de outubro, instituído pela Lei nº 5.191, de 18 de dezembro de 1966), é um período em que se celebra e incentiva a leitura e a valorização das bibliotecas como instituições participantes da vida social, cultural e educacional da sociedade brasileira.

Continue lendo
Topo