Cultura
Fica 2024: cinema ambiental em Garopaba de 4 a 9 de novembro
A programação contará com mais de 30 filmes provenientes de diversos países
O Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba (FICA) realiza sua terceira edição entre os dias 4 e 9 de novembro de 2024, com o propósito de ampliar o acesso e exibir gratuitamente filmes que abordam questões socioambientais. O evento visa também promover debates em torno do desenvolvimento sustentável na região. Garopaba, localizada no Litoral Sul de Santa Catarina, será o cenário principal deste festival, que tem se tornado um importante espaço de reflexão sobre a temática ambiental.
De acordo com Cristovam Muniz Thiago, coordenador do festival, a programação contará com mais de 30 filmes provenientes de diversos países, incluindo Brasil, Alemanha, Argélia, Bélgica, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Honduras, Palestina, Peru, Portugal e Reino Unido. Todas as obras apresentadas têm como foco a questão ambiental, contribuindo para uma discussão global sobre os desafios enfrentados pelo planeta.
Os interessados podem acompanhar a programação completa do evento no perfil do festival no Instagram, @fica.garopaba. As exibições ocorrerão em uma tenda montada na Praça Central, bem como em outros espaços culturais e educacionais de Garopaba. Além disso, atividades gratuitas também estão programadas para as cidades vizinhas de Imbituba, Laguna e Florianópolis. Os organizadores esperam que mais de 2.300 pessoas participem das ações do festival.
A 3ª edição do FICA é financiada pelo Prêmio Catarinense de Cinema, na edição especial Paulo Gustavo/2023, e será dividida em cinco mostras temáticas: Mostra Anticolonial – Frantz Fanon, Mostra Contemporânea, Mostra Infantil, Mostra Pindorama e Mostra Vozes Veladas, que inclui filmes catarinenses. Dentre os filmes locais, destacam-se “Eglê”, de Adriane Canan, que retrata a história de Eglê Malheiros, e “Plantadeira”, o documentário de estreia de Sheide Mara. O curta-metragem “A Última Primavera”, dirigido por Michelly Hadassa, também promete chamar a atenção, tendo recebido prêmios no 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM 2024).
As exibições do festival se estendem a outras cidades, como Laguna e Imbituba. Em Laguna, no dia 5 de novembro, serão exibidos dois filmes na Udesc e um no Cine Mussi. Já em Imbituba, as atividades ocorrem no dia 6, com uma Mostra Infantil e a apresentação do filme “Rejeito” no Teatro Usina. Na capital, as exibições também acontecem no dia 6, com a apresentação dos filmes “Forrageadores” e “Paradiso XXXI, 108”, seguidas de um debate com especialistas na área.