Cultura
Joinville tem programação para o Dia das Crianças
Instituto Internacional Juarez Machado vai promover Dia das Crianças com contação de histórias de três autores
Que tal um Dia das Crianças diferente, com muita literatura infantil? Essa é a proposta do Instituto Internacional Juarez Machado para o próximo sábado (12), a partir das 10 horas, até às 13 horas. Três autores estarão presentes e realizarão sessões de contação de histórias. São eles: Valério Mattos, Elizabeth Fontes e Bernadéte Schatz Costa. Além disso, serão distribuídos alguns exemplares gratuitamente e também será possível adquirir algumas das obras desses escritores do universo infantil.
O arte educador e artista visual Valério Mattos realizará a contação de história do livro: “O mundo mágico das cores” (Manuscritos Editora). Essa linda história, nascida e desenvolvida em sala de aula, é um divertido conto de fadas em que uma bruxinha decide acabar com todas as cores de um distante reino. As cores primárias aparecem em forma de bonecos mágicos que se casam entre si e dão origem às cores secundárias.
Elizabeth Fontes, escritora, poeta, musicista, arte-educadora e arteterapeuta, vai contar a história da: “Estela é o Mar” (Manuscritos Editora). Graduada em Piano com Licenciatura em Música, pós-graduada em Arte-educação, em Arteterapia e em Literatura Infantil e Contação de Histórias, Elizabeth vai contar essa história do mar, com suas infinitas histórias e possibilidades, cheio de encantos e encantamentos, que desperta a curiosidade de Estela, um serzinho que ali vive e quer descobrir o que existe no céu e na beirinha da praia.
“É um livro cheio de musicalidade, que explora o ritmo das palavras e as rimas, com versos brincantes e divertidos nesse mágico mundo marinho”, ressalta a autora. Já Bernadéte Schatz Costa vai fazer uma interação com as crianças e distribuir 30 livros, do “Trovas para Ler e Inspirar” (Manuscritos Editora).
O livro é objeto, que tem o apoio do SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, foi pensado para estimular e incentivar crianças e adultos para a leitura, a poesia e a arte. “A obra pode ser usada como ferramenta de incentivo à leitura, à composição poética, além de estímulo à coordenação motora e, ainda, ampliar a imaginação quando se interage com uma obra de arte. Por meio das ilustrações é possível desenvolver dinâmicas para a criação e produção artística e textual”, explica.
A autora é pós-graduada em Marketing, Consumo e Redes Sociais pela Univille/SC; graduada em Pedagogia pela Udesc/SC e ministra palestras, oficinas e workshops nas áreas motivacionais.