Cultura
Livro resgata memória de pescador em BC
Obra será lançada nesta quinta (17) e aborda cultura e tragédia histórica no litoral de Balneário Camboriú
O livro “Solilóquio – Memórias Póstumas de um Pescador do Canto da Praia de Camboriú”, do escritor Isaque de Borba Corrêa, será lançado nesta quinta-feira (17), às 19h30, no Arquivo Histórico de Balneário Camboriú. A obra tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do município e integra a programação dos 61 anos da cidade.
A publicação reúne contos e crônicas sobre o pescador artesanal Manoel Germano Corrêa, avô do autor, que foi um dos sobreviventes de uma forte tempestade que atingiu o litoral catarinense em 21 de outubro de 1921, tragédia que vitimou outros pescadores da região. O episódio também inspirou um filme homônimo, lançado em 2024 com apoio da Lei Paulo Gustavo.
Mais do que relatar o desastre, o livro se dedica a preservar aspectos da vida cotidiana no Canto da Praia entre o final do século 19 e o século 20, destacando tradições, expressões linguísticas e modos de vida típicos da comunidade pesqueira de Balneário Camboriú.
Durante o evento, exemplares serão distribuídos gratuitamente e haverá sessão de autógrafos com o autor. O Arquivo Histórico está localizado na Terceira Avenida, nº 1325, no prédio da Biblioteca Municipal Machado de Assis.