Criciúma
Nova Veneza celebra o Dia do Imigrante Italiano
Nova Veneza celebra o Dia Nacional do Imigrante Italiano, destacando cultura, turismo e os 150 anos da imigração em Santa Catarina

O Dia Nacional do Imigrante Italiano, comemorado em 21 de fevereiro, marca a chegada dos primeiros 380 imigrantes italianos ao Brasil em 1874, vindos de Gênova. Em Santa Catarina, a cidade de Nova Veneza se destaca como um dos principais centros de preservação da cultura italiana no estado.
A prefeita Ângela Ghislandi, descendente de italianos, ressalta a importância dessa data. “Este é um ano muito especial para nós descendentes, pois celebramos os 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina. Se estamos aqui hoje, é porque nossos antepassados tiveram coragem de partir para um destino desconhecido, enfrentando desafios e construindo uma nova vida com muita fé e dedicação.”
Tradição e economia caminhando juntas em Nova Veneza
Nova Veneza é conhecida nacionalmente pela forte presença da cultura italiana em sua gastronomia, festas e costumes. A prefeita destaca como o turismo e a tradição andam juntos no município. “Nosso povo soube aproveitar a própria história como oportunidade econômica. Não é à toa que somos reconhecidos como a capital nacional da gastronomia típica italiana. O Carnevale di Venezia, que realizamos aqui, é o único fora de Veneza, na Itália. Isso mostra como a cultura também gera empregos e movimenta a cidade.”
Eventos comemorativos e projeção para o futuro
Ângela Ghislandi, que está em seu primeiro ano de administração, já foi secretária de Cultura, Esporte e Turismo e tem uma ligação direta com as manifestações culturais de Nova Veneza. “Acredito que podemos ampliar ainda mais o potencial da nossa cidade no turismo e na cultura. Nossa meta é ouvir as pessoas que trabalham diretamente com os turistas e as entidades culturais para fomentar o crescimento do setor.”
Com diversas festividades programadas ao longo do ano, a prefeitura busca valorizar ainda mais a história e a identidade dos descendentes italianos. “Se você ainda não conhece Nova Veneza, está perdendo tempo. Venha vivenciar essa cultura tão rica e acolhedora”, convida a prefeita.