Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Prêmios da Aldir Blanc são entregues em pontos de cultura de Tubarão

Cultura
Prêmios da Aldir Blanc são entregues em pontos de cultura de Tubarão
Foto: Reprodução/PMT

Cultura

Prêmios da Aldir Blanc são entregues em pontos de cultura de Tubarão

Foram contemplados oito entidades e grupos do município, inscritos no edital e classificados como pontos de cultura

A Comissão da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Tubarão entregou na última sexta-feira (22), na Fundação Municipal de Cultura, a premiação referente ao edital de chamamento público 01/2024 – rede municipal de pontos e pontões de cultura de Tubarão. Cada entidade receberá R$ 23.803,52 (vinte e três mil, oitocentos e três reais e cinquenta e dois centavos).

Foram contemplados oito entidades e grupos do município, inscritos no edital e classificados como pontos de cultura. Os representantes das entidades estiveram na fundação, assinaram a documentação necessária e agora aguardam o depósito do valor do prêmio em suas contas bancárias, o que acontecerá em breve. Os contemplados são: Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor; Grupo Criarte – Feira de Artesanato e Economia Criativa; Instituto Folclórico Nativos da Terra; Sociedade Musical Lira Tubaronense; Grupo Coral Unisul; Associação Orquestra Sata Teresinha do Menino Jesus; Grupo Informal Quintal Coletivo; Grupo Informal Capoeira no Lar.

O edital teve por objetivo premiação de projetos, iniciativas, atividades ou ações destes pontos e pontões de cultura, nos termos da política nacional de cultura viva, que faz parte da PNAB.

Estas entidades (com CNPJ) e coletivos informais (sem CNPJ) ainda não eram certificadas como pontos ou pontões de cultura, mas por meio do edital e após análise da comissão especial criada para este fim, foram classificadas e habilitadas ao prêmio em dinheiro, que poderá ser utilizado para incremento nas atividades culturais de todos.

Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura e presidente da Comissão da Política Nacional Aldir Blanc para Tubarão, Ramires Linhares, os prêmios são de especial importância para o desenvolvimento da cultura da cidade.

“É através desse tipo de incentivo que nossas entidades e grupos que se dedicam à cultura podem incrementar suas atividades, atender cada vez mais agentes culturais e melhorar a nossa produção artística e cultural”, assinala o presidente.

Prêmio para agentes culturais – edital 2

Já o segundo edital, que prevê a premiação de produtos culturais, teve 152 inscrições habilitadas, que, ainda esta semana, seguirão aos pareceristas para a avaliação de produtos e portfólios. Após o trabalho dos pareceristas, cujo processo de credenciamento foi encerrado apenas hoje, será conhecida a classificação geral dos inscritos e premiados os oito primeiros colocados de cada uma das 10 categorias previstas no edital. Neste caso, serão 80 prêmios em torno de R$ 6.700,00.

A PNAB é uma oportunidade histórica de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante os repasses da União aos Estados, Distrito Federal e municípios de forma continuada. Por meio dessa política, é possível investir regularmente em projetos e programas bem como premiar agentes culturais, não só de modo emergencial, como foi na Lei Aldir Blanc 1 e na Lei Paulo Gustavo. Os Estados, o Distrito Federal e os municípios poderão receber os recursos, anualmente, durante 5 anos.

Com informações de PMT.

Continue lendo
Topo