Cultura
Sábado tem espetáculo de dança gratuito em Itajaí
Grupo Aiapá apresenta o espetáculo “Estéreo” com dança, música e arte têxtil no dia 10 de maio, na Casa da Cultura Dide Brandão

O Grupo Aiapá leva ao palco da Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí, o espetáculo “Estéreo”, uma experiência sensorial e artística que une dança contemporânea, música ao vivo e arte têxtil em uma performance inédita e gratuita. A apresentação aberta ao público será no sábado, 10 de maio, às 18h30, com classificação indicativa livre.
Resultado de dois anos de pesquisa artística, “Estéreo” explora a conexão entre dança e música a partir de instrumentos não convencionais construídos com materiais reutilizados, além de uma imersão em culturas populares brasileiras onde essas linguagens se fundem de maneira intrínseca.
No palco, a bailarina Maria Schwatz e o músico Matheus Bellini apresentam uma performance que descentraliza o corpo como único protagonista da dança, promovendo um diálogo entre som, movimento e elementos visuais. O espetáculo é fruto de colaborações com artistas de diversas áreas:
Flor Carrizo, artista indígena com atuação nas linguagens contemporânea, moderna e afro-indígena, assina a preparação corporal e coreografia; Nara Guichon, ambientalista e artista plástica, foi responsável pelos figurinos e elementos cênicos feitos com redes de pesca descartadas, reforçando o compromisso do grupo com a sustentabilidade; Diego de Los Campos, do Grupo Cena 11, colaborou com a criação de instalações sonoras, utilizando tecnologias como piezzo e arduíno; e Afonso da Luz, músico surdo, contribuiu com a perspectiva da acessibilidade sensorial, ajudando a criar uma experiência inclusiva onde o som também pode ser sentido.
Além da apresentação pública no dia 10, o grupo fará um pré-lançamento no dia 9 de maio com quatro sessões exclusivas para estudantes da rede pública, do Colégio Victor Meirelles, também na Casa da Cultura.
O espetáculo “Estéreo” foi contemplado pelo Edital Municipal 006/2024 e é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí.