Cultura
“Sonhos Freudianos” de artista da região estará em exposição em Tubarão
Exposição vai de 9 a 31 de outubro no Centro Municipal de Cultural Willy Zumblick
Por
Matheus Machado
“Sonhos Freudianos” é a exposição que o artista João Batista Guedes vai mostrar de 9 a 31 de outubro no Centro Municipal de Cultural/Museu Willy Zumblick, em Tubarão, expondo seus quadros surrealistas que buscam levar o visitante a estimular o inconsciente e a refletir sobre o sonho.
A exposição faz parte do programa Olha a Arte, da Fundação Municipal de Cultura. O surrealismo é um movimento artístico que surgiu na Europa em 1919, mas foi oficialmente criado em 14 de outubro de 1924, quando o escritor francês André Breton lançou o manifesto surrealista, que está completando 100 anos. O surrealismo representa, em todas as suas formas de expressão, “o que está acima do realismo”.
O nome da exposição “Sonhos Freudianos” está ligado diretamente ao surrealismo uma vez que o movimento foi influenciado significativamente pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, mostrando a importância do inconsciente na criatividade, marcado pelo encontro da teoria psicanalítica com a arte. O livro A interpretação dos sonhos, lançando em 1900 por Freud, foi a principal fonte de inspiração para o surrealismo, dando novo entendimento simbólico ao onírico, atribuindo importância às imagens sonhadas. Neste contexto, Guedes ressalta que o surrealismo tem como meta utilizar o potencial do subconsciente e dos sonhos como fonte de criação, expressando a fusão dos sonhos em um tipo de realidade absoluta, na surrealidade.
Apesar de tentar buscar outras formas de expressão nas artes, o surrealismo sempre predominou no trabalho de JBGuedes, como nos desenhos, nos cartuns e em outros tipos de trabalhos. A exposição será completada com alguns trabalhos mais antigos, incluindo telas surrealistas, xilogravuras, desenhos, cartuns e outros materiais, mostrando um pouco da sua trajetória.