Banco Central adia regulação do Pix Parcelado para o fim de outubro

Nova modalidade permitirá dividir pagamentos via Pix em parcelas; BC também anuncia bloqueio de chaves usadas em fraudes

Joca Baggio

Publicado em: 4 de outubro de 2025

4 min.
Banco Central adia regulação do Pix Parcelado para o fim de outubro - Foto: Freepik/Imagem Ilustrativa

Banco Central adia regulação do Pix Parcelado para o fim de outubro - Foto: Freepik/Imagem Ilustrativa

O Banco Central (BC) adiou para a última semana de outubro a publicação das regras oficiais do Pix Parcelado, modalidade que vai permitir ao usuário dividir um pagamento via Pix em parcelas, mesmo sem limite no cartão de crédito. A previsão inicial era que a regulação fosse publicada em setembro.

O adiamento foi comunicado durante reunião do Fórum Pix, grupo que reúne cerca de 300 representantes do sistema financeiro e da sociedade civil e auxilia o BC na formulação das regras do sistema de pagamentos instantâneos.

Primeira etapa vai padronizar o produto

Segundo o Banco Central, a primeira fase da regulação terá como foco padronizar a definição do Pix Parcelado, garantindo uma experiência uniforme ao usuário em todas as instituições financeiras.

Atualmente, alguns bancos e fintechs já oferecem soluções próprias de parcelamento do Pix, mas essas operações deverão se adequar às novas diretrizes oficiais quando a regulamentação entrar em vigor.

A partir de dezembro, o BC deve detalhar como será a contratação do crédito vinculado ao Pix e a forma de pagamento das parcelas. Após a publicação, será concedido um prazo de adaptação para bancos e empresas de pagamento ajustarem seus sistemas.

Medidas de segurança e combate a fraudes

Além do adiamento, o Banco Central anunciou que a partir deste sábado (4) as chaves Pix utilizadas em golpes ou fraudes serão bloqueadas.

O novo mecanismo permitirá que as instituições financeiras marquem o CPF, CNPJ ou a chave Pix de usuários envolvidos em atividades fraudulentas. Quando uma chave marcada for consultada, o sistema impedirá automaticamente a transferência, emitindo uma mensagem de erro.

A medida é parte do esforço do BC para reforçar a segurança do sistema financeiro, que já contabiliza mais de 165 milhões de usuários ativos.

Fórum Pix e próximos passos

O Fórum Pix é o principal espaço de diálogo entre o Banco Central, o setor financeiro e representantes da sociedade civil. O grupo discute e propõe melhorias para o sistema, que desde sua criação em 2020 transformou a forma de pagamento no país, somando bilhões de transações mensais.

Com o Pix Parcelado, a autarquia espera ampliar as possibilidades de uso do sistema, criando alternativas de crédito mais acessíveis e impulsionando o comércio.


FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios