Economia
BC quer 90% de ocupação no Carnaval
Além do setor hoteleiro, setores de comércio e prestação de serviços estão otimistas com as festas de Momo no próximo final de semana
A programação do Carnaval 2025 de Balneário Camboriú vai contar com cinco dias de folia, dois palcos, com atrações musicais na Praia Central e no Bairro Estaleiro e três noites de desfiles dos blocos na Avenida Atlântica, da Rua 2000 até a Praça Almirante Tamandaré. A expectativa da hotelaria é de muito movimento – com ocupação acima de 90% – enquanto o comércio espera um crescimento de 5% a 6% nas vendas neste período.
O secretário Municipal de Turismo, Evandro Neiva, disse que a programação foi feita para toda a comunidade, mesclando ritmos e garantindo atrações para todas as idades. “A população e os turistas aguardam ansiosos pelo Carnaval de Balneário Camboriú. Para este ano, procuramos expandir a programação, levar ela também para os bairros. No sábado e na segunda-feira, teremos o carnaval infantil a partir das 16h no palco do centro, e também os shows. Além disso, nossos blocos vão garantir a folia na Avenida”, destaca.
O vice-presidente da Liga Carnavalesca de Balneário Camboriú, Victor Alves, salienta que agora é a reta final e os blocos da cidade estão muito ansiosos e animados para sair na avenida.
“São mais de 10 blocos, que reúnem milhares de foliões, e temos certeza de que será mais um Carnaval histórico e muito bonito. O apoio da prefeitura foi muito importante para nós e estamos conseguindo expandir nosso Carnaval, algo que a Liga já queria há muito tempo. Será uma festa linda e estão todos convidados para se divertirem com a gente!”, diz.
Hotelaria e comércio
Para o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), a expectativa da hotelaria é de ultrapassar 90% de ocupação durante o feriadão de Carnaval. “Alguns hotéis já estão lotados, mas ainda há vagas para o período. Por isso é fundamental que o público da região se atente a garantir a reserva para o feriadão o quanto antes”, lembra o presidente do Sindisol, Rodrigo Vieira.
Os restaurantes de Balneário Camboriú também devem registrar um crescimento na movimentação de clientes, segundo levantamento prévio realizado entre associados do Sindisol. Empresários do setor preveem um aumento bem superior ao de um final de semana comum de fevereiro.
Já a presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Andrezza Negrini, explica que todo o trabalho realizado ao longo do ano na promoção do destino e nos diversos projetos desenvolvidos pelo BC Convention fortalecem o turismo e impulsionam o crescimento da região, inclusive atraindo mais turistas para o Carnaval.
“Acreditamos que podemos ultrapassar os 90% de ocupação hoteleira, com dias muito positivos, como vem acontecendo ao longo de todo o verão, que tem sido especial porque nós temos recebido os nossos queridos turistas argentinos, que voltaram a procurar muito mais o estado de Santa Catarina e o Brasil porque existe uma força econômica diferenciada lá nesse momento. Nesse Carnaval teremos tanto o público brasileiro como também da Argentina e outros países como Peru, Bolívia, Paraguai e Chile”, destaca Andrezza.
O Carnaval 2025 promete ser um período também de aquecimento para o comércio de Balneário Camboriú, com estimativas de alta nas vendas entre 5% e 6% em relação aos demais períodos do ano, segundo projeção do Sindilojas de Balneário Camboriú e Camboriú. A presidente da entidade, Rosemari Tomazoni, atribui o crescimento ao intenso fluxo de turistas, tanto de brasileiros quanto de estrangeiros, com destaque para os argentinos neste verão.
“A presença dos turistas argentinos é um fator importante para o aquecimento da economia durante o Carnaval. O país vizinho passa por uma nova política e reestruturação econômica, mas o poder de compra dos turistas argentinos ainda é significativo”, explica Rosemari.