Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Criação da Docas de Itajaí avança com apoio do Planalto

Economia
Imagem Do WhatsApp De 2025 06 18 As 15.03.38 Eb2de13c
Foto: SECOM/Porto de Itajaí/Divulgação

Economia

Criação da Docas de Itajaí avança com apoio do Planalto

Nova estatal portuária terá gestão autônoma, receita própria e plano de investimentos de R$ 844 milhões

A criação da Companhia Docas de Itajaí ganhou novo impulso com articulações em Brasília, envolvendo o Palácio do Planalto e o Ministério dos Portos e Aeroportos. A futura estatal federal será responsável pela administração do Porto de Itajaí, que atualmente está sob gestão da Autoridade Portuária de Santos.

O superintendente do porto, João Paulo Tavares Bastos, esteve em reunião com a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, para alinhar o envio da Medida Provisória que oficializa a criação da nova companhia. Segundo Bastos, Gleisi demonstrou empenho na articulação com o Congresso para garantir que a proposta seja votada ainda em 2025.

Além da tramitação legislativa, o Ministério dos Portos constituirá um grupo de trabalho com prazo de 90 dias para concluir o texto da medida. A comissão foi oficializada pela Portaria 375/2025, publicada no Diário Oficial da União.

Na semana passada, a diretoria do Porto de Itajaí também foi recebida pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e pelo ministro Silvio Costa Filho. Ambos reforçaram o compromisso com a criação da estatal, que será financiada com receita própria e não gerará custos ao orçamento da União.

Um plano de investimentos de R$ 844 milhões está previsto para modernizar o porto, ampliar a capacidade operacional e aprimorar a segurança e logística. O superintendente João Paulo destacou que a proposta garante autonomia plena ao Porto de Itajaí a partir de 2026, conforme anunciado pelo presidente Lula durante visita oficial.

A criação da Docas de Itajaí é vista como um marco para a infraestrutura logística catarinense e nacional, reforçando o papel estratégico de Santa Catarina no comércio exterior brasileiro.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo