Economia
Criciúma registra saldo positivo na criação de empresas
Os setores de promoção de vendas e empresas relacionadas a organização e preparação de documentos foram os que mais movimentaram o município
Criciúma registrou um saldo positivo na criação de empresas no primeiro trimestre de 2025. Entre janeiro e março, foram contabilizados 2.434 novos CNPJs, representando um aumento de 27,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Rocha Fabris, os setores que mais movimentaram a abertura de novas empresas no primeiro trimestre de 2025 foram: promoção de vendas, com 158 empreendimentos, seguido de empresas relacionadas a organização e preparação de documentos (área administrativa), com 111 novos CNPJs abertos.
Em terceiro lugar, se encontram outras atividades relacionadas a parte de serviços, como cabeleireiro, manicure e pedicure, com o total de 92 novas empresas. O segmento de transporte rodoviário de carga registrou 72 aberturas, seguido por serviços de malote (que não inclui a parte do Correio), com 71 novos CNPJs. Quanto ao comércio varejista de artigos de vestuário, foram contabilizados 69 novos CNPJs, quantidade semelhante ao segmento de obras de alvenaria, que registrou 61 novas empresas. Os demais segmentos apresentaram menos de 60 aberturas no período.
Criação de empresas no primeiro trimestre de 2025
Das 2434 empresas criadas no primeiro trimestre de 2025, 1866 são MEIs. Classificadas por porte, 2368 CNPJs foram criados para microempresas, 32 para empresas de pequeno porte e 34 que se enquadram em outras classificações.
Quanto à natureza jurídica, teve destaque a criação de Empresários Individuais, com 1795 registros, e Sociedades Limitadas, com 505 CNPJs. As demais empresas se enquadram em cooperativas, sociedades anônimas abertas, sociedade anônima fechada e encontro de participação.