Economia
Demanda por novas habilidades desafia empresas a formar profissionais
Em SC a Nauterra, dona da marca Gomes da Costa, desenvolve programas de certificação, alguns considerados equivalentes a cursos superiores
A necessidade de novas habilidades está evoluindo mais rapidamente do que as instituições de educação tradicionais conseguem adaptar seus currículos. Isso tem levado os empregadores a valorizarem certificações específicas e experiência prática. Globalmente, mudanças no mercado de trabalho pressionam as estratégias de aquisição de talentos. De acordo com a pesquisa “The Top HR Focus Areas for 2025”, da Gartner, cerca de 61% dos líderes em gestão de talentos concordam que as novas demandas superam sua capacidade de entrega, com uma previsão de que mais de 85 milhões de empregos fiquem sem preenchimento globalmente até 2030.
A Gartner entrevistou mais de 1.400 líderes de RH em mais de 60 países e em todas as principais indústrias para identificar suas prioridades e desafios para 2025. A pesquisa ainda mostra um descompasso de habilidades: 23% dos empregos globais mudarão nos próximos cinco anos devido à transformação da indústria, incluindo a inteligência artificial. Demandas apresentadas pelos funcionários também são um dos destaques, como: 62% dos candidatos afirmam que só se candidatam a vagas que atendem à maioria dos requisitos de sua Proposta de Valor ao Empregado (EVP).
Redes sociais como LinkedIn, Facebook, Reddit, YouTube e até mesmo o TikTok estão facilitando a troca de conhecimento e networking. Enquanto isso, empresas como Apple, Amazon, Google, IBM e Microsoft estão desenvolvendo programas de certificação altamente valorizados, muitas vezes vistos como equivalentes ou até superiores aos cursos universitários. Na mesma toada, empresas brasileiras também estão criando iniciativas para preencher a lacuna de talentos.
A Nauterra tem em Itajaí a maior enlatadora de pescados da América Latina
Para impulsionar o desenvolvimento de seus talentos, a Nauterra, multinacional que opera no Brasil com a marca Gomes da Costa e tem em Itajaí a maior planta enlatadora de pescados da América Latina, oferece aos colaboradores um programa abrangente de capacitação por meio de sua Universidade Corporativa, implantada em abril de 2023.
A iniciativa contempla trilhas de aprendizagem personalizadas, combinando cursos obrigatórios, recomendados e livres. Essa estrutura garante que cada profissional acesse conteúdos alinhados à sua função e área de atuação, com a possibilidade de expandir seus horizontes e desenvolver novas habilidades. O catálogo é diverso e abrange desde competências essenciais, como idiomas (inglês e espanhol) e informática (pacote Office), até áreas estratégicas como finanças, gestão ambiental, liderança e negócios.
Reforçando seu compromisso com um ambiente de trabalho inclusivo, a Nauterra também oferece cursos que promovem a diversidade e a inclusão. Com 38 cursos disponíveis, a Universidade Corporativa da Nauterra já é um sucesso absoluto. Somente em 2024, foram registradas mais de 12 mil conclusões de cursos, impactando positivamente cerca de 3 mil colaboradores. A iniciativa reforça a preocupação da companhia em contribuir positivamente na capacitação, formação e crescimento profissional dos colaboradores.