Economia
Desassoreamento do Rio Forquilhas economiza R$ 1 milhão ao ano
A retirada do material acumulado é feita sem alterar as características do curso d’água
A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, alcançou a marca de 12 mil metros cúbicos de areia retirada do Rio Forquilhas neste ano, nas obras de desassoreamento próximas à Avenida Gervásio José da Silva. O material extraído é reutilizado em obras municipais, gerando uma economia de mais de R$ 1 milhão por ano para os cofres públicos.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva, são realizadas quatro operações anuais no rio, cada uma removendo cerca de três mil metros cúbicos de areia, o equivalente a 300 caminhões carregados por quadrimestre. Essa iniciativa é fundamental para garantir o escoamento adequado das águas pluviais e prevenir alagamentos e transbordamentos na região.
A retirada do material acumulado é feita sem alterar as características do curso d’água, preservando a flora e fauna locais. A ação faz parte de um programa municipal de limpeza e desassoreamento de rios, canais e galerias, implementado no início da gestão atual, como medida preventiva e em atendimento às demandas da população.