Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Descubra as inovações e práticas no 1º Fórum Catarinense de PPPs e Desestatizações

Economia

Economia

Descubra as inovações e práticas no 1º Fórum Catarinense de PPPs e Desestatizações

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Descubra as inovações e práticas no 1º Fórum Catarinense de PPPs e Desestatizações

O evento foi promovido pela Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC) com o apoio do Estado e da Invest SCPAR

Publicidade

Nesta semana, o 1º Fórum Catarinense das Parcerias Público-Privadas e Desestatizações foi promovido pela Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC), com apoio do Estado e da Invest SCPAR. O evento teve como objetivo debater e promover avanços nas parcerias público-privadas (PPPs) e desestatizações em Santa Catarina.

Na abertura do fórum, Renato Lacerda, presidente da Invest SCPAR, destacou a importância do debate para o progresso das PPPs no estado. “O governo Jorginho Mello valoriza a escuta da sociedade. As parcerias público-privadas representam uma forma de aproximação e interação para desenvolver infraestrutura, aproveitando o capital e a eficiência do setor privado”, afirmou Lacerda.

Durante o evento, foram exploradas soluções para infraestrutura e serviços públicos por meio de diferentes modelos de desestatização, com ênfase em concessões e PPPs. Os temas abordados incluíram gestão portuária, saneamento e centrais de abastecimento de alimentos.

O fórum foi encerrado com o painel “O Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de SC (PPI/SC) e a Estruturação de Projetos de PPPs e Concessões: Boas Práticas”. Débora Müller, Diretora de Atração de Investimentos, Parcerias e Recursos da Secretaria de Estado da Fazenda, apresentou a carteira de projetos do PPI/SC, que inclui 14 projetos em fase de estruturação com investimentos previstos de R$ 3,1 bilhões. “Santa Catarina tem todas as condições favoráveis para que as PPPs avancem, trazendo resultados positivos para os setores público e privado, e principalmente para os usuários da infraestrutura ou serviço público”, afirmou Müller.

O painel também contou com a participação de Maurício Melo, Eduardo Cunha e Paulo Roberto Ramos, da Invest SCPAR. Eles discutiram boas práticas na estruturação de projetos, abordando fatores críticos para o sucesso, a importância do consenso político e social, e a relevância da Instrução Normativa 22/2015 do Tribunal de Contas do Estado.

Fonte: Secom

Continue lendo
Topo