Economia
Desenvolvimento econômico no radar da administração de Itajaí
Itajaí elabora plano de ação para os 100 primeiros dias da gestão, com foco no desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda
Um grupo de 18 técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) de Itajaí se reuniu na tarde de quinta-feira (2) para definir as metas para os 100 primeiros do ano. Entre as ações elencadas pela pasta estão o diagnóstico das empresas e o planejamento dos setores para posterior convênio com o Sebrae/SC, para a criação de oportunidades e fomento do crescimento sustentável de Itajaí.
A SDE também acertou uma parceria com o Sebrae para a aplicação do projeto “Cidade Empreendedora”, que é um programa com várias diretrizes para o desenvolvimento sustentável. Dentre elas está o programa “Cidade Inteligente”, que levanta as informações necessárias à elaboração de estratégias de desenvolvimento.
“O objetivo principal é transformar a cidade em um modelo de desenvolvimento econômico e inovação para a região e o país, com a identificação de estratégias para superar os pontos que ainda são entraves para o crescimento”, informa a pasta. Segundo a secretária Gabriela Kelm, atualmente, no Balcão do Emprego, ligado à SDE, há três mil vagas ofertadas, mas a preocupação é como preenchê-las, quais setores estão com essas vagas e se as pessoas estão capacitadas para participar das seleções. Para isso, será necessário coletar esses dados, em conjunto com a parceria com o Sebrae/SC, para entender melhor as ofertas.
“Além de conhecer todas essas questões, vamos trabalhar em cima da demanda das empresas que desejam se instalar em Itajaí. Consequentemente, no plano de 100 dias, vamos criar um grande pacote de incentivos, para que as empresas se sintam atraídas a estar na nossa cidade. Vamos elaborar esse pacote para que as empresas compreendam a importância de se alocar em Itajaí”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento Econômico.