Economia
Embarques em cruzeiros aumentam 35% em Itajaí
Até o momento, 68 mil passageiros já estiveram na cidade e movimentaram o setor econômico; a projeção é de R$ 65 milhões para a economia
A temporada de cruzeiros 2024/2025 será de recorde em Itajaí. Na quarta-feira (22), chegou o 14º cruzeiro da temporada, de Santos (SP) para Montevidéu, no Uruguai. Com essa atracação, o número de passageiros que estiveram na cidade chega a 68 mil. A projeção é de R$ 65 milhões para a economia do município até o fim da temporada.
Além de atrair milhares de turistas que embarcam e desembarcam na cidade, os navios que passam pelo município impulsionam diretamente os mercados locais ao adquirirem mantimentos e suprimentos para suas operações.
Os dados da Secretaria de Turismo apontam que entre os itens mais comprados estão frutas tropicais, verduras e legumes, totalizando 115 toneladas; peixes e frutos do mar frescos (20 toneladas), carnes (81 toneladas), ovos (110 toneladas), além de itens de padaria, que incluem 22 toneladas de farinha de trigo e 14 mil litros de óleo.
Essa dinâmica, segundo a Secretaria de Turismo, não apenas garante a qualidade dos alimentos servidos a bordo, mas também estimula os negócios locais e valoriza os produtos regionais. Em Itajaí, essa conexão entre os navios e a comunidade reforça a cidade como um destino estratégico no mercado global de cruzeiros.
Itajaí também é o único porto para embarque de passageiros em Santa Catarina. “A temporada de cruzeiros também movimenta a cidade com gastronomia, hotelaria, todo o mercado e os prestadores de serviço. É uma festa para a cidade”, afirma o secretário Ronaldo Jansson Junior.