O Expocentro Balneário Camboriú deu um importante passo rumo à sustentabilidade nesta quarta-feira (29), ao realizar a cerimônia de ligação da maior usina solar em telhado de Santa Catarina. O evento, que reuniu autoridades, convidados e imprensa, integrou a programação da ALESC Itinerante.
Com investimento total de R$ 5 milhões, o projeto consolida o Expocentro como referência em energia limpa no Estado. Nesta primeira etapa, foram instalados 1.120 módulos fotovoltaicos, com capacidade de geração de 0,75 megawatts (MW), volume suficiente para suprir toda a demanda atual do centro de eventos. O retorno do investimento é estimado em até cinco anos.
Além de reduzir custos operacionais, o sistema contribui significativamente para o meio ambiente. Com a geração solar, o Expocentro evitará a emissão de 440 toneladas de CO₂ por ano — o equivalente à preservação de 2.409 árvores anualmente.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar já é a segunda maior fonte de energia do Brasil, representando 17,4% da matriz elétrica nacional, e coloca o país na sexta posição mundial em produção solar, atrás apenas de China, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Índia.
Para o gestor do Expocentro, Djalma Berger, o momento simboliza um avanço não apenas tecnológico, mas também de consciência ambiental.
“Este é um passo histórico para o Expocentro e para Santa Catarina. A usina solar representa o nosso compromisso com a sustentabilidade, com a inovação e com o futuro. Queremos ser exemplo de como é possível unir desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental em um mesmo projeto”, destaca Berger.
A iniciativa reforça o compromisso do Expocentro em obter o selo verde, certificação concedida a empreendimentos com práticas sustentáveis. Desde sua concepção, o projeto arquitetônico do espaço foi desenvolvido com foco em eficiência energética e respeito ao meio ambiente. A fachada leste e oeste, com 220 metros de extensão, foi construída com panos de vidro e brises fixos de controle solar, garantindo iluminação natural aos ambientes internos.
O sistema de climatização aproveita o fluxo natural de ar, e toda a estrutura utiliza iluminação em LED, captação e reuso de águas pluviais e dispositivos que reduzem o consumo de água e energia. A gestão ambiental também contempla a destinação correta de resíduos sólidos.
Com a entrada em operação da usina solar, o Expocentro Balneário Camboriú reforça sua posição como um dos principais espaços de eventos do país alinhados à agenda da sustentabilidade, unindo tecnologia, inovação e responsabilidade ambiental em um mesmo propósito: ser um exemplo de energia limpa e eficiente em Santa Catarina.
Sobre Expocentro
Considerado o maior e mais moderno complexo multiuso do sul do país, o Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco foi planejado para receber eventos de todos os portes como: shows, convenções, feiras, exposições, congressos, seminários, entre outros.
O Expocentro surpreende com sua estrutura moderna e funcional, são 33.534,71 mil m² de área construída em uma área total de 67.977,53 mil m². A nave principal é composta por módulos internos, sendo dois laterais e um central, que permitem uma organização da planta e a separação dos dois pavilhões, que comportam entradas individuais.
O módulo central, tem duas torres espelhadas, que comportam 24 salas modulares, que podem ser usadas individualmente ou em conjunto, com capacidade de até 1.300 pessoas. Neste módulo central tem ainda espaço para lojas, praça de alimentação e é o único centro de eventos que tem um zoológico em anexo.
São dois grandes pavilhões, o primeiro com 8.696 metros quadrados e o segundo com 4.655 metros quadrados, que podem ser usados simultaneamente, ambos com 14 metros de pé direito e livre de colunas. E um estacionamento com mil vagas.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.