Governo descarta retorno do horário de verão em 2025, diz ministro da Energia

Alexandre Silveira afirma que o Brasil tem “segurança energética completa” e não precisará ajustar os relógios neste ano.

Leticia Matos

Publicado em: 15 de outubro de 2025

4 min.
Governo descarta retorno do horário de verão em 2025, diz ministro da Energia. - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Governo descarta retorno do horário de verão em 2025, diz ministro da Energia. - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O governo federal não pretende retomar o horário de verão neste ano. A confirmação foi dada nesta terça-feira (14) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante o programa Bom Dia, Ministro. Segundo ele, o país vive um momento de “segurança energética completa e absoluta”, resultado de um planejamento eficaz e das boas condições de chuvas dos últimos anos.

De acordo com Silveira, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico realiza reuniões mensais para avaliar a situação energética e tarifária do país. “Graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, chegamos à conclusão de que o Brasil está em condição de segurança energética completa para este ano”, afirmou.

Planejamento e novas apostas em energia

O ministro destacou que o Brasil, por depender majoritariamente das hidrelétricas, vem ampliando sua matriz com investimentos em térmicas e fontes renováveis. Ele anunciou que o governo lançará, na próxima semana, um leilão para contratação de usinas termelétricas, reforçando a estratégia de diversificação.

Silveira também ressaltou o avanço das energias limpas, mas lembrou que elas são intermitentes — ou seja, variam conforme fatores naturais, como vento e sol. Para garantir estabilidade, o país deve investir no armazenamento de energia por baterias. “Vamos literalmente armazenar vento. A energia será estocada para ser usada quando o sistema precisar”, explicou.

“O sistema é robusto”, diz ministro

Ao citar o apagão ocorrido na Península Ibérica em abril deste ano, o ministro afirmou que a intermitência das fontes renováveis é um desafio global. No entanto, destacou que o sistema brasileiro é “muito robusto” e tem um planejamento sólido, o que elimina, por enquanto, a necessidade do horário de verão.

“O que não pode é faltar energia para o povo brasileiro. Se fosse preciso, teríamos coragem completa e absoluta de implementá-lo, mas neste momento não há essa necessidade”, concluiu Silveira.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios