Itajaí lança nova fragata da Marinha com presença de Alckmin
Embarcação é a segunda de quatro navios previstos até 2029 no polo náutico catarinense

Itajaí, principal polo náutico de Santa Catarina, lançou nesta sexta-feira (8) a Fragata Jerônimo de Albuquerque, segunda embarcação do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) a ser construída no estado. A cerimônia, realizada no Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin.
O navio, com 107 metros de comprimento — o equivalente a um campo de futebol — e 20 metros de altura, comporta hangar para helicóptero, radares, sensores e armamentos. Com velocidade de até 25 nós (47 km/h) e autonomia de 5.500 milhas náuticas, a fragata deve ser entregue à Marinha em janeiro de 2027.
O projeto nacional de defesa prevê a construção de quatro navios até 2029, com investimento total de R$ 11 bilhões. A primeira embarcação, a Fragata Tamandaré, foi inaugurada em agosto de 2024.
Segundo Alckmin, além do valor estratégico, a indústria naval impulsiona o desenvolvimento regional e amplia empregos de alta complexidade. Em Itajaí, o setor náutico movimenta cerca de R$ 611 milhões por ano, reúne 29 empresas e gera 1,1 mil empregos. De cada 10 embarcações fabricadas no Brasil, 7 saem da cidade.
As fragatas serão empregadas no controle de áreas marítimas, defesa de ilhas, proteção de rotas e escolta de outras embarcações da Marinha, ampliando a capacidade operativa da Força Naval no país.