Criciúma
Ministro do Trabalho destaca pleno emprego em Santa Catarina
Ele reforça o compromisso com a transição energética justa
Em visita a Criciúma nesta quinta-feira (1º), o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ressaltou uma contribuição significativa de Santa Catarina para o crescimento do emprego no Brasil e destacou a importância do diálogo entre governo, empresários e trabalhadores para a melhoria contínua das condições de trabalho.
“O Brasil vem crescendo bastante em termos de emprego, e Santa Catarina é parte essencial desse processo. Muitas regiões do estado estão praticamente em pleno emprego, o que nos permite discutir a qualidade desses empregos. Nos últimos 18 meses, geramos 2.758.000 Embora haja uma informalidade significativa, a tendência é que o emprego formal aumente conforme o mercado se estabiliza”, afirmou Marinho.
Sobre as prioridades do Ministério do Trabalho para melhorar o cenário nacional, Marinho enfatizou a necessidade de continuar gerando empregos e investir em infraestrutura. “Precisamos de movimentação na economia, com investimento público e privado. O presidente estará aqui na próxima semana para inaugurar uma importante obra. Vimos um crescimento significativo na indústria, que gerou 209 mil empregos de janeiro a maio deste ano, um aumento de 69 % em relação ao mesmo período do ano passado Isso é um sinal claro de que a economia está melhorando”, destacou o ministro.
Marinho também falou sobre a importância do diálogo com a classe empresarial e os trabalhadores. “Nossa missão é sempre promover o entendimento e a negociação direta entre as partes. Quando você for aos estados, busque dialogar com gestores locais, trabalhadores e trabalhadores. O melhor cenário é aquele em que o governo atua como facilitador, coordenando as partes para que alcancem acordos por meio da livre negociação e convenção coletiva”, explicou.
O ministro do Trabalho visitou uma mina de carvão na região, destacando a relevância do setor carbonífero para a economia local e a necessidade de uma transição energética justa. “O carvão foi determinante para a industrialização e continua sendo importante. Estamos enfrentando uma transição energética que precisa ser planejada de forma justa, tanto para os trabalhadores quanto para os setores econômicos. Pretendo visitar também uma mina em Minas Gerais para ouvir as demandas dos trabalhadores e do setor econômico, especialmente após os prejuízos causados pela última reforma previdenciária”, afirmou Marinho.
A visita do ministro Luiz Marinho a Criciúma reforça o compromisso do governo federal em promover o diálogo e a colaboração entre todas as partes envolvidas, buscando soluções que beneficiem tanto o desenvolvimento econômico quanto a sustentabilidade e a justiça social.