Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Movimentação portuária soma 1,1 milhão de toneladas

Economia
Complexo Portuario Movimenta 11 Milhao De Toneladas Em Abril
Foto: Porto de Itajaí/Divulgação

Economia

Movimentação portuária soma 1,1 milhão de toneladas

O crescimento das operações do Porto de Itajaí e terminais privativos cresceu 5% no mês reforça a posição estratégica do complexo

Pelo quarto mês consecutivo, o Complexo Portuário de Itajaí registra crescimento na movimentação de cargas. Em abril, foram movimentadas 1.132.936 toneladas, volume 5% superior ao registrado no mesmo mês de 2024. No acumulado do ano, o porto já soma 4,8 milhões de toneladas, o que representa um avanço de 11% em relação aos quatro primeiros meses do ano passado.

“O Complexo Portuário de Itajaí tem se destacado pelo crescimento contínuo na movimentação de cargas. Com os novos investimentos previstos pelo Governo Federal, o Porto de Itajaí voltará a ser um dos principais hubs logísticos do estado e do país”, destacou João Paulo Tavares Bastos, superintendente do porto.

Das operações realizadas no mês, as exportações somaram 582.587 toneladas e 550.349 toneladas foram cargas de importação. No período também foram movimentadas 58.902 unidades de contêineres, entre cheios e vazios, totalizando 109.275 TEUs (Twenty-foot Equivalent Units, unidade internacional de 20 pés, com um crescimento de 13% em relação a abril do ano passado. Além disso, o Complexo operou 100 navios no mês.

Atualmente, o Porto de Itajaí — que inclui o cais público e a área arrendada operada pela JBS — mantém 28 linhas marítimas ativas, conectando o Brasil a diversos destinos nacionais e internacionais. Já a partir de maio, entra em operação uma nova rota: a Linha Puma, da Mercosul Line, que passará a operar no JBS Terminal, ampliando as opções logísticas oferecidas pelo terminal.

Gestão independente

À reportagem do Portal SC Todo Dia o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, disse que esteve em Brasília na última sexta-feira (9) para tratar da criação de uma empresa pública que assumirá a administração do porto. Em reunião com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Bastos buscou subsídios técnicos para viabilizar a proposta, que será formalizada em um projeto de lei.

“Nosso objetivo é apresentar o PL antes da definição do orçamento de 2026, para garantir operação com autonomia já no próximo ano. Caso contrário, pode ficar para 2027”, afirmou.

A nova estrutura surge após o fim do convênio entre a União e o município de Itajaí, e busca garantir autonomia administrativa, segurança jurídica e novos investimentos no complexo portuário.

Nova concessão do Canal de Acesso também avança
Ainda na capital federal, o superintendente se reuniu com a equipe da Infra S.A., responsável pela modelagem da concessão definitiva do Canal de Acesso ao Porto e pela estruturação da nova concorrência pública das operações portuárias.

“Saímos com avanços importantes, que trazem segurança jurídica e tornam o Porto de Itajaí mais competitivo no cenário global”, destacou Bastos.

As tratativas fazem parte dos esforços para devolver ao Porto de Itajaí o protagonismo entre os grandes centros logísticos do Brasil.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo