Os consumidores com dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades bancárias têm até o dia 30 de novembro para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. A ação é uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), do Banco Central, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons, e reúne mais de 160 instituições financeiras. No entanto, débitos de financiamentos de veículos, motocicletas e imóveis não estão incluídos na iniciativa.
As negociações podem ser realizadas diretamente nos canais oficiais das instituições participantes ou por meio da plataforma Consumidor.gov.br, um serviço público e gratuito que permite contato direto entre consumidores e empresas. Para acessar o sistema, é necessário possuir uma conta Prata ou Ouro no aplicativo Gov.br. Somente dívidas em atraso, sem bens em garantia e que ainda não estejam prescritas, podem ser renegociadas.
De acordo com a Febraban, o mutirão é uma oportunidade para quem deseja regularizar débitos com condições diferenciadas, como parcelamentos facilitados, descontos sobre o valor total e redução de juros em refinanciamentos. Além disso, os Procons que aderiram à campanha estão oferecendo apoio presencial aos consumidores que preferirem realizar as tratativas com os bancos de forma assistida.
Todas as informações sobre o mutirão, incluindo a lista completa das instituições participantes e os canais de atendimento disponíveis, estão reunidas na plataforma Meu Bolso em Dia Febraban. Também é possível aderir acessando o site www.consumidor.gov.br, selecionar a instituição credora e enviar a solicitação — que deverá ser respondida em até dez dias úteis. Para quem deseja verificar se possui dívidas registradas, o Banco Central disponibiliza o relatório Registrato, com o histórico atualizado das obrigações financeiras do cidadão.
Já para os consumidores com débitos fora do sistema financeiro, o Serasa está promovendo o Feirão Limpa Nome, que possibilita a quitação de dívidas com empresas de varejo, telecomunicações, concessionárias de energia, instituições de ensino e financeiras. A renegociação também pode ser feita presencialmente em agências dos Correios que participam da campanha.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.