Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

O que explica a disparada do preço do ovo no Brasil?

Economia
O que explica a disparada do preço do ovo no Brasil
Foto: Reprodução / Freepik

Economia

O que explica a disparada do preço do ovo no Brasil?

Crise de gripe aviária nos EUA está entre os fatores influenciadores

Basta uma simples ida ao mercado para perceber que o valor das bandejas de ovos subiu consideravelmente. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a alta chega a 50% em diversas regiões do país. Mas, afinal de contas, o que explica essa disparada?

De acordo com o presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Alexandre Simoni, o aumento do preço do ovo se deve a uma série de fatores. Um dos principais envolve a gripe aviária nos Estados Unidos, que causou um desequilíbrio no mercado.

“A gripe aviária nos EUA tem feito com que países foquem no Brasil em busca dessa proteína. Os EUA são o grande exportador de ovos e, agora, não estão conseguindo nem suprir a demanda externa. O Brasil está exportando também para lá. Há um desequilíbrio na cadeia mundial de consumo dessa proteína, que faz com que os preços se elevem”, disse.

Outro fator que tem influenciado no aumento do valor da bandeja de ovos é o calor excessivo. Segundo Alexandre, as altas temperaturas fazem com que as aves comam menos e, consequentemente, também produzam menos. Historicamente, isso ocorre no verão – mas não de maneira tão elevada como a deste ano.

O aumento no preço de outras proteínas, como a carne bovina, também influenciam no valor dos ovos. De acordo com o presidente da Acats, isso faz com que pessoas busquem outras proteínas para o seu dia-a-dia, como frango e também o ovo.

“A própria mídia tem influenciado o consumo de ovos, a exemplo dos influenciadores que o recomendam para dietas e o pessoal que frequenta academia. Isso faz com que o preço eleve. Tivemos também um abate de galinhas velhas em dezembro, o que normalmente ocorre em novembro. Consequentemente, as galinhas começam a produzir somente no início da quaresma”, afirmou.

Quando a crise dos ovos deve passar?

Alexandre acredita que a “crise dos ovos” deve passar em, no máximo, 90 dias – com o preço da bandeja voltando aos valores tradicionais. O fato da reposição ser mais rápida do que a de outras proteínas, segundo ele, favorece essa retomada.

Continue lendo
Topo