Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Operação Criança Segura é encerrada em Santa Catarina

Economia

Economia

Operação Criança Segura é encerrada em Santa Catarina

Fiscalização em 23 municípios catarinenses resultou na apreensão de mais de 30 mil produtos irregulares

Publicidade

Mais de 30 mil produtos irregulares foram apreendidos pelo Instituto de Metrologia de Santa Catarina durante a operação Criança Segura, no Estado. A ação foi coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio dos órgãos delegados nos Estados. O objetivo foi reduzir a ocorrência de acidentes relacionados a brinquedos, berços infantis, carrinhos de criança, bicicletas, cadeiras de alimentação, entre outros itens.

De acordo com o diretor de Fiscalização da Qualidade do Imetro-SC, Vinícius Moreira, foram fiscalizados 182.884 produtos, em 75 estabelecimentos, dos quais, 14 foram notificados e 30.613 produtos apreendidos ou interditados. “A operação Criança Segura é intensificada durante esse período sazonal devido à alta demanda por produtos para crianças. O objetivo é retirar do comércio itens que apresentem irregularidades”, destaca Moreira.

Entre os produtos apreendidos, a maioria são brinquedos sem a certificação. Estes foram interditados na região do Vale do Itajaí e aguardam a tramitação judicial.

O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, comenta que os produtos alvo da operação Criança Segura são regulamentados pelo Inmetro e devem exibir o selo de conformidade do Instituto. “A Operação que antecede o Dia das Crianças reforça a importância de optar por produtos testados e seguros”. No caso dos brinquedos, os consumidores devem verificar também a recomendação de faixa etária, para evitar acidentes”.

A fiscalização ocorreu em 23 cidades catarinenses: Criciúma, Timbó, Barra Velha, Pouso Redondo, São Bento do Sul, Sombrio, Rio do Sul, Meleiro, Gaspar, Florianópolis, Pinhalzinho, Braço do Norte, São José, Xanxerê, Treviso, Pomerode, Palhoça, Joinville, Siderópolis, Concórdia, Içara, Itá e Blumenau.

As empresas que foram encontradas comercializando produtos irregulares estão sujeitas às penalidades previstas em lei.

Orientações ao consumidor

  • Adquira apenas brinquedos em comércio formal e que possuam o selo do Inmetro, com o número do registro;
  • O Selo deve estar visível, impresso na embalagem, gravado ou afixado no produto, e deve incluir a marca e o logotipo do organismo acreditado pelo Inmetro que certificou o brinquedo.
  • Caso o brinquedo não tenha o selo, entre em contato com a Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail: ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone gratuito 0800 643 5200.
  • Em caso de acidente ou incidente de consumo, o consumidor deve comunicá-lo ao Sinmac – Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo, no Portal de Serviços do Inmetro, acesse aqui.

Continue lendo
Topo