Economia
Porto de Imbituba bate recordes com crescimento de 12% na movimentação
O porto apresentou um aumento na sua movimentação de cargas em 2024
Por
Vitor Wolff
A SCPAR, Autoridade Portuária do Porto de Imbituba, alcançou resultados expressivos nos primeiros sete meses de 2024, registrando um crescimento de 12% na movimentação de cargas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Ao todo, foram movimentadas cerca de 5 milhões de toneladas, um recorde histórico de produtividade para o período. Esses números evidenciam o contínuo crescimento e a consolidação da expansão operacional do porto.
No período de janeiro a julho de 2024, o Porto de Imbituba recebeu 190 embarcações, um aumento de 13% em relação ao mesmo intervalo de 2023. Entretanto, o fluxo de embarques em julho mostrou uma redução de 18% em comparação com o mês anterior e uma queda de 22,6% em relação a julho de 2023. Já os desembarques registraram uma diminuição de 29% em julho em relação a junho de 2024, e uma leve queda de 7,3% em comparação com julho do ano passado.
Os principais produtos movimentados em julho no Porto de Imbituba foram coque de petróleo, açúcar, contêineres, farelo de milho e sal. Destacou-se, especialmente, o açúcar a granel, que alcançou um volume de mais de 128 mil toneladas, representando um aumento de 156% em relação a junho de 2024. No acumulado de janeiro a julho, as exportações representaram 52% do total das operações, com um crescimento de 13% na tonelagem enviada ao exterior, em comparação com o mesmo período de 2023.
As importações, por sua vez, compuseram 38% das operações de carga no Porto de Imbituba, com um aumento de 19% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A cabotagem, ou navegação entre portos do mesmo país, representou 9,2% da movimentação total no acumulado de janeiro a julho, embora tenha havido uma redução de 15,8% em relação a 2023. Os granéis sólidos, que incluíram produtos como coque de petróleo, açúcar, sal, farelo de milho e fertilizantes, somaram mais de 4 milhões de toneladas, um crescimento de mais de 10% em comparação ao ano anterior, representando 81,5% de toda a movimentação do porto.
No panorama geral, o coque de petróleo se destacou dentro da categoria de granel sólido, com mais de 1,2 milhão de toneladas movimentadas em 2024. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as operações de importação e exportação no Porto de Imbituba somaram mais de 1,2 bilhão de dólares nos primeiros sete meses de 2024, um crescimento de 14,5% em comparação com o mesmo período de 2023.