Cotidiano
Porto de São Francisco movimenta 9,9 milhões de toneladas
O volume acumulado de cargas operadas entre janeiro e agosto de 2024 aumentou 11% em relação ao igual período do ano passado
Nos sete primeiros meses de 2024, a movimentação de cargas no Porto de São Francisco do Sul alcançou 9,9 milhões de toneladas, com um avanço de 11% comparativamente ao mesmo período de 2023, cujas operações somaram 8,9 milhões de toneladas. As importações somaram 4 milhões de toneladas desembarcadas, com avanço de 13% sobre os 3,5 milhões do ano passado. As exportações totalizaram 5,9 milhões de toneladas, com aumento de 9% sobre os sete primeiros meses do ano passado, com 5,4 milhões de toneladas de mercadorias embarcadas.
O acréscimo nas importações foi impulsionado pelos produtos siderúrgicos, que somaram 2,4 milhões de toneladas e incremento de 25%, e pelos fertilizantes, com 1,4 milhão de toneladas e avanço de 10% quando comparado com 2023. Já as exportações foram impulsionadas pelos grãos, com destaque para os embarques de milho e soja, que alcançaram 5,65 milhões de toneladas.
“Em julho, enfrentamos sérios problemas climáticos, incluindo chuvas intensas e densa neblina, que paralisaram as atividades do porto por vários dias. Apesar dessas adversidades, conseguimos manter a tendência de crescimento na nossa movimentação de cargas”, afirma o presidente do porto, Cleverton Vieira. Já o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, diz que São Francisco demonstra a pujança e robustez dos terminais portuários catarinenses, cuja movimentação tem crescido acima da média nacional.