Economia
Portonave recebe 3,3 mil caminhões em um dia e quebra recorde
De janeiro a setembro, a Portonave, em Navegantres, recebeu mais de 480 mil caminhões
A Portonave, terminal portuário privado localizado em Navegantes, registrou novo recorde no recebimento de caminhões em um único dia na última semana. Foram realizados 3.308 acessos, entre 1.552 entradas e 1.756 saídas de contêineres. O recorde anterior foi em dezembro do ano passado, com o recebimento de 3.139 caminhões em um dia. Além desse desempenho, de janeiro a setembro, a Companhia registrou bons resultados nas movimentações, enquanto se mantém como o terminal mais eficiente na produtividade de navio no país, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
No mês passado, o gate, local de entrada e saída de caminhões, teve o segundo melhor setembro da história do terminal, com média de 2 mil caminhões por dia, o que resultou em 51.404 acessos totais. De janeiro a setembro, a Portonave registrou 489.416 entradas e saídas no Gate. Durante esse período, o tempo de permanência médio dos motoristas foi de 30 minutos. Entre os dias 1 e 16 de outubro, já foram registrados 30.778 acessos no gate, entre entradas e saídas.
De janeiro a setembro, 370 escalas de navios atracaram no terminal e a movimentação total foi de 948.650 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Somente no mês passado, foram movimentados 103.440 TEUs. Desde o início do ano, a Companhia mantém a liderança na produtividade de navio entre os portos do país, segundo a Antaq. De janeiro a agosto, registrou média de 119 Movimentos por Hora (MPH), mesmo durante a obra no cais, com um investimento privado de R$ 1 bilhão. Esse indicador monitora os movimentos realizados pelos Ship-to-Shore (STS) Cranes, guindastes para a movimentação de contêineres do pátio aos navios.
Já a Iceport, câmara frigorífica da Portonave, recebeu 190 mil toneladas de produtos de janeiro a setembro deste ano, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado. Do total movimentado, 65% correspondem às aves e suínos, 26% aos vegetais e 9% às carnes bovinas. Os meses de julho, agosto e setembro representam o melhor trimestre do ano, com 80 mil toneladas movimentadas.
A Portonave iniciou as operações no dia 21 de outubro de 2007, como primeiro terminal portuário privado de contêineres do país. Para agilidade e eficiência nas movimentações, a Companhia possui 6 Ship-to-Shore (STS) Cranes, 18 Rubber Tyred Gantry (RTG), seis Reach Stackers (RS), cinco Empilhadeiras de Vazios (EV) e 44 Terminal Tractors (TTs). Opera com uma equipe de 1.244 profissionais diretos.