Criciúma
Prefeitos da Amesc debatem desenvolvimento regional
No setor do turismo, a assembleia enfatizou a necessidade de ações coordenadas para promover o Caminho dos Canyons

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) se reuniram para discutir estratégias de desenvolvimento regional. Entre os principais temas abordados estavam o programa habitacional Casa Catarina, iniciativas para fortalecimento do turismo na região Caminho dos Canyons e a melhoria da gestão dos consórcios intermunicipais.
O programa Casa Catarina, do governo estadual, prevê a construção de aproximadamente 100 casas para beneficiar cerca de 2 mil pessoas em municípios com até 10 mil habitantes. Os gestores discutiram a implementação do projeto para reduzir o déficit habitacional local.
No setor do turismo, a assembleia enfatizou a necessidade de ações coordenadas para promover o Caminho dos Canyons, incluindo participação em feiras e campanhas publicitárias para atrair visitantes e impulsionar a economia regional.
O fortalecimento dos consórcios intermunicipais também esteve em pauta, com destaque para o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS AMESC) e o CIMGEPA. Os prefeitos discutiram estratégias para aprimorar a gestão compartilhada de serviços públicos e buscar recursos adicionais.
A presidente da AMESC e prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha, ressaltou a importância da união entre os municípios para superar desafios e promover um desenvolvimento sustentável. Durante a reunião, também foi confirmada a visita do governador Jorginho Mello em abril, no âmbito do programa Santa Catarina Levado a Sério.