Criciúma
Presidente da Acic discute transição energética com ministro do Trabalho
Zanette explicou a necessidade de um apoio robusto do governo
A visita do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a Criciúma foi recebida com entusiasmo pelo presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette. Em entrevista, Zanette destacou a importância da presença do ministro na região, enfatizando a oportunidade de discutir temas cruciais para o desenvolvimento
“A vinda do ministro do Trabalho é um grande prazer para nós. Estamos felizes em recebê-lo e discutir algumas demandas importantes para nossa região. Vamos abordar temas como a economia local e setores significativos como carvão, cerâmica, plástico, metal e mecânica , destacando como contribuímos economicamente para Santa Catarina e para o Brasil”, afirmou Zanette.
Santa Catarina tem se destacado em várias áreas, especialmente no emprego. Zanette ressaltou que, enquanto a taxa de desemprego nacional é de 6,9%, a região regista um índice de apenas 3,8%, evidenciando o pleno emprego. “Nossa região e nosso estado estão em pleno emprego, produzindo de tudo. Nossos empresários são empreendedores e estamos levando essas informações ao ministro”, disse o presidente da Acic.
Um dos principais tópicos discutidos durante a visita foi à transição energética justa, com foco no setor carbonífero. Zanette explicou a necessidade de um apoio robusto do governo para garantir uma transição energética que seja sustentável e economicamente viável. “Estamos pedindo o apoio do ministro na transição energética justa. Isso envolve a criação de uma equipe que possa guiar essa transição, com a participação de todos os ministérios. Precisamos demonstrar que o setor carbonífero pode reduzir as emissões até 2040, e isso requer planejamento estratégico e envio”, detalha.