Redução do preço do GNV pode tornar o combustível competitivo novamente em SC

De acordo com o diretor administrativo da Ampe, Nivaldo Andrade, o GNV deixou de ser viável economicamente em Santa Catarina, apesar de suas vantagens.

Eduardo Fogaça

Publicado em: 18 de dezembro de 2025

7 min.
Redução do preço do GNV pode tornar o combustível competitivo novamente em SC. Foto: Divulgação

Redução do preço do GNV pode tornar o combustível competitivo novamente em SC. Foto: Divulgação

A possível redução no preço do gás natural veicular (GNV) em Santa Catarina voltou ao centro do debate e pode representar um novo fôlego para motoristas e para toda a cadeia produtiva ligada ao combustível. O tema foi discutido em reunião entre o Núcleo de GNV da Associação de Micro e Pequenas Empresas (Ampe) de Tubarão e a SCGás, distribuidora responsável pelo fornecimento no Estado.

O encontro teve como foco principal encontrar alternativas para tornar o GNV novamente competitivo e garantir que eventuais reduções praticadas na distribuição cheguem, de fato, ao consumidor final, diretamente na bomba dos postos.

GNV perdeu competitividade nos últimos anos

De acordo com o diretor administrativo da Ampe, Nivaldo Andrade, o GNV deixou de ser viável economicamente em Santa Catarina, apesar de suas vantagens. Segundo ele, o combustível pode gerar uma economia entre 40% e 50% em relação à gasolina ou ao etanol, além de ser ambientalmente mais adequado.

“O que a gente está buscando é viabilizar o gás natural veicular em Santa Catarina. Hoje, em função do preço na bomba e de outros fatores, esse combustível praticamente se inviabilizou”, explicou.

A situação afeta diretamente uma cadeia que envolve oficinas de conversão, empresas de inspeção veicular e os próprios postos de combustíveis, que dependem do volume de consumo para manter a operação.

Reduções que não chegaram ao consumidor

Desde o ano passado, a SCGás promoveu algumas reduções no preço repassado aos distribuidores. No entanto, segundo a Ampe, essas quedas não chegaram de forma uniforme aos postos nem foram totalmente percebidas pelos consumidores em todas as regiões do Estado.

Diante desse cenário, a entidade atua em duas frentes principais:

  • Acompanhamento do Procon, para fiscalizar os postos e entender por que a redução não está sendo integralmente repassada;
  • Trabalho conjunto com a SCGás, para monitorar o mercado e definir ações que viabilizem um preço mais baixo ao consumidor final.

Carga tributária é um dos principais entraves

Outro fator que pesa diretamente no valor do GNV em Santa Catarina é a carga tributária, considerada mais alta do que em estados vizinhos. Atualmente, a alíquota de ICMS no Estado é de 17%, além da incidência da substituição tributária, que, segundo a Ampe, não mantém paridade com outros mercados.

Para enfrentar o problema, a entidade trabalha em três pilares principais:

  • Revisão da substituição tributária, que poderia gerar impacto direto no preço final;
  • Redução do IPVA para veículos convertidos ao GNV;
  • Acompanhamento do preço do gás, que sofre influência de fatores como variação do petróleo, do dólar e condições de mercado.

“A substituição tributária e a redução do IPVA são dois pontos importantes para que esse valor caia e viabilize o setor”, destacou Nivaldo Andrade.

GNV e veículos elétricos podem coexistir

Durante a reunião, também foi debatido o avanço dos veículos elétricos e o impacto dessa tecnologia no futuro do GNV. A avaliação da Ampe é de que os diferentes modelos podem coexistir, especialmente durante o período de transição energética.

Segundo Andrade, os veículos elétricos ainda se mostram mais adequados para mobilidade urbana e curtas distâncias, devido à autonomia limitada e à falta de uma rede ampla de recarga. Já o GNV se consolida como um combustível de transição, com infraestrutura já instalada, tecnologia segura e mão de obra capacitada.

Além disso, o uso do GNV em veículos pesados também avança, com a adoção de sistemas híbridos diesel-GNV em caminhões, ampliando o campo de atuação do combustível.

Segurança e regularização são essenciais

A Ampe reforça que, para quem optar pela conversão do veículo, é fundamental procurar oficinas credenciadas e realizar as inspeções obrigatórias. Segundo a entidade, quando instalado corretamente, o sistema de GNV é tão seguro quanto outros combustíveis.

Para o setor, a viabilização econômica do GNV passa por decisões rápidas e integradas entre governo, distribuidora e órgãos de fiscalização. “Se conseguirmos avançar nessas frentes, o GNV volta a ser extremamente competitivo”, concluiu o diretor.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios