Economia
Santa Catarina lança crédito emergencial para maricultores afetados
Essa medida inédita visa oferecer suporte financeiro imediato para ajudar os produtores a manterem suas atividades
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAQ), anunciou uma linha de financiamento emergencial para maricultores afetados pela maré vermelha, que prejudicou a produção de moluscos este ano. Essa medida inédita visa oferecer suporte financeiro imediato para ajudar os produtores a manterem suas atividades e recuperarem as perdas.
O crédito, disponibilizado pelo Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), oferece vantagens como taxas de juros reduzidas e prazos maiores para pagamento. O secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, destacou que o objetivo é apoiar os produtores diante das dificuldades após a interdição das áreas de cultivo.
Para acessar o financiamento, os maricultores devem procurar os escritórios da Epagri em seus municípios para obter informações sobre os requisitos e a documentação necessária. A maré vermelha, causada pelo aumento de microalgas que liberam toxinas, resultou na interdição temporária de áreas de cultivo e na suspensão da venda de moluscos, causando sérios impactos econômicos.