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SC apresenta planos logísticos à IFC nos EUA

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Foto: Reprodução/SECOM

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SC apresenta planos logísticos à IFC nos EUA

O objetivo foi apresentar três projetos estratégicos para melhorar a logística no estado: a rodovia ViaMar, o primeiro Plano Ferroviário catarinense e o Transporte Marítimo

Após iniciar a semana em Nova Iorque com o SC Day, a comitiva de Santa Catarina, liderada pelo governador Jorginho Mello, seguiu para Washington, onde participou de reuniões técnicas com a International Finance Corporation (IFC), ligada ao Banco Mundial. O objetivo foi apresentar três projetos estratégicos para melhorar a logística no estado: a rodovia ViaMar, o primeiro Plano Ferroviário catarinense e o Transporte Marítimo. O governador destacou a importância dessas obras para viabilizar conexões mais eficientes entre o interior e os portos.

Jorginho Mello iniciou a apresentação enfatizando o desempenho do sistema portuário catarinense, que movimentou 718,4 mil TEUs no primeiro trimestre de 2025 — cerca de 20% de todos os contêineres do país no período. Nesse cenário, ele detalhou a ViaMar, rodovia de 145 km paralela à BR-101, com seis faixas, ligando Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis. Os primeiros 95 km, entre Joinville e Itajaí, já estão com projetos executivos em andamento desde outubro de 2024, com orçamento inicial de R\$ 9 bilhões. A obra será viabilizada por uma parceria público-privada de longo prazo com apoio da IFC.

O segundo ponto tratado foi o Plano Ferroviário do Estado, focado em dois trechos principais: um ramal de 319 km entre Chapecó e Correia Pinto, com projeto em andamento até o fim de 2025, e a Ferrovia dos Portos, de 62 km entre Araquari e Navegantes, com início previsto para 2025. Os investimentos estimados para os dois trechos superam R\$ 12 bilhões. Para garantir segurança jurídica, o Governo promoveu uma consulta pública sobre a nova Lei Estadual de Ferrovias, que dará ao Estado autonomia para licitar e assumir ramais federais em fim de concessão.

Por fim, o governador também incluiu o Transporte Marítimo entre as prioridades, especialmente nas regiões metropolitanas como Grande Florianópolis, Itajaí e Norte do Estado. A proposta é iniciar concessões para oferecer novas opções de transporte público. Com o apoio técnico da IFC, o Governo de Santa Catarina espera finalizar ainda em 2025 os estudos econômicos da ViaMar e das ferrovias, com o objetivo de começar as contratações em 2026, consolidando o estado como principal polo logístico do Sul do Brasil.

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