Economia
SC bate recorde de passageiros nos aeroportos
Santa Catarina bate recorde com 844 mil passageiros em janeiro, impulsionado pelo crescimento de voos internacionais e cargas aéreas
Os aeroportos de Santa Catarina registraram uma nova marca histórica com a movimentação de 844 mil passageiros no mês de janeiro de 2025, 12,3% a mais que em 2024. A área internacional segue sendo o destaque do setor. No primeiro mês do ano foram 211 mil passageiros internacionais, e alta de 58% em relação ao mesmo período de 2024, e 562 toneladas de cargas internacionais, com alta de 68,7% em relação ao mesmo mês de 2024. Os dados foram apurados pela Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
“Santa Catarina tem muito potencial e muita gente daqui e de fora quer conhecer nosso estado. Por isso fomos atrás de trazer voos internacionais para o estado. Conseguimos com a TAP de Portugal, a Copa do Panamá. E esse é só o começo. Não tenho dúvida de que vamos encurtar ainda mais distância com o mundo”, afirmou o governador Jorginho Mello.
“O ano começa da mesma forma positiva como terminamos 2024. Esta demanda consolida nosso estado como o terceiro maior movimento de passageiros internacionais do Brasil. Estamos projetando um 2025 ainda melhor, com um ano completo das operações da TAP e Copa Airlines e outros destinos que poderão ser agregados de forma permanente à malha aérea catarinense”, adiantou o secretário da SPAF, Beto Martins.
Toda a movimentação de passageiros e cargas internacionais passou pelo Aeroporto de Florianópolis, que além das conexões com Europa e América Central e do Norte, teve o reforço em destinos para cidades da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru. Segundo a concessionária do aeroporto, são 10 empresas e cerca de 50 voos internacionais por dia.
Entre passageiros domésticos e internacionais, a concessionária informou que, no dia 19 de janeiro de 2025, foi registrada a marca histórica de 20.378 passageiros num único dia.
No setor de voos domésticos, os aeroportos do estado registraram 632 mil passageiros e 1 mil toneladas de cargas transportadas, com altas de 2,4% e 10,5% em relação a janeiro de 2024, respectivamente.
Deste total, o Aeroporto de Florianópolis registrou 330,3 mil passageiros, seguido por Navegantes com 211,3 mil passageiros, Chapecó com 40,7 mil passageiros, Joinville com 39,6 mil passageiros, Jaguaruna com 8,9 mil passageiros e Correia Pinto com 1,6 mil passageiros.