Economia
SC lidera exportações de madeira e móveis em 2025
Setores foram responsáveis por 15% do faturamento estadual no 1º semestre, com vendas de madeira e móveis ao exterior
Santa Catarina encerrou o primeiro semestre de 2025 com alta de 6,6% no faturamento com exportações, puxada pelos setores de madeira e móveis, que juntos representaram cerca de 15% das vendas externas catarinenses entre janeiro e junho. O estado liderou nacionalmente os embarques desses produtos, que chegaram a mais de 100 países, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Com um total de US$ 668,7 milhões em exportações de madeira e derivados, Santa Catarina respondeu por 37% do volume nacional e 11,4% de toda a pauta de exportação estadual, que somou US$ 5,85 bilhões no semestre. Foram 1,3 milhão de toneladas de produtos embarcados, entre eles pallets, compensados, portas e laminados.
Os municípios de Caçador, Lages, Três Barras, Itajaí e Curitibanos lideram o ranking estadual de exportadores de madeira. Já o setor moveleiro, com forte presença na região Oeste, também contribuiu significativamente para o desempenho positivo.
O governador Jorginho Mello destacou que o resultado é reflexo de uma gestão parceira do setor produtivo. “Temos apenas 1% do território brasileiro, mas somos referência por não aumentar impostos, facilitar a abertura de empresas e desburocratizar processos. Isso tem impulsionado a economia catarinense”, disse.
Segundo o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, programas como Prodec e Pró-Emprego contribuíram diretamente para a competitividade das empresas. “Esse desempenho mostra que nosso parque industrial está preparado para competir globalmente, com apoio concreto do governo”, afirmou.