Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

SC tem o 3º maior fluxo aéreo internacional do país

Economia
Floripa Ricardo Wolffen Buttel
Fotos: Ricardo Wolffen Buttel e CCR Aeroportos

Economia

SC tem o 3º maior fluxo aéreo internacional do país

Estado cresceu mais de 60% em passageiros e cargas internacionais no primeiro semestre de 2025

Santa Catarina alcançou o terceiro lugar no ranking nacional de movimentação aérea internacional, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF). O estado registrou, entre janeiro e junho de 2025, alta de 62,3% no número de passageiros e 66,9% no volume de cargas internacionais em relação ao mesmo período de 2024.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis liderou o movimento internacional no estado, com 733,3 mil passageiros estrangeiros no primeiro semestre — número que já corresponde a 82,4% de toda a movimentação registrada em 2024. A movimentação de cargas internacionais chegou a 3,3 mil toneladas, segundo a Zurich Airport. O terminal foi apontado como o terceiro que mais cresce na América Latina e o primeiro no Brasil.

A secretária estadual de Turismo, Catiane Seif, atribui o avanço à estratégia de promoção internacional do estado: “Um crescimento de mais de 62% no fluxo internacional mostra que nossas ações estão surtindo efeito”.

O secretário da SPAF, Beto Martins, destacou o reforço nas conexões com o Mercosul e a ampliação de rotas para Lima como fatores-chave. “Estamos confiantes de que ultrapassaremos a meta de 1 milhão de passageiros internacionais ainda neste ano”, disse.

Aeroporto de Navegantes ultrapassa 1 milhão de passageiros

AERO NVT AVIOES 1 1080x810 1

A movimentação aérea em Santa Catarina também cresceu nos voos domésticos. O estado recebeu 3,5 milhões de passageiros em voos nacionais no primeiro semestre de 2025, com aumento de 2,4% em relação ao ano passado. Entre os destaques está o aeroporto de Navegantes, que atingiu a marca de 1.087.220 passageiros, um crescimento de quase 3%.

De acordo com a concessionária Motiva, o desempenho é resultado do fortalecimento da malha aérea regional e do turismo no litoral catarinense. No semestre, o terminal registrou 12.437 pousos e decolagens. Durante o mês de julho, são esperados mais de 210 mil passageiros, conectando a região a cidades como Balneário Camboriú, Itajaí e Blumenau.

Joinville registrou o maior crescimento percentual entre os terminais catarinenses, com alta de 12,8% na movimentação. Também se destacam os aeroportos de Chapecó, Jaguaruna e Correia Pinto, consolidando a tendência de expansão do transporte aéreo no estado.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo