Economia
Sebrae inaugura novas sedes em Criciúma e Tubarão
Unidades já estão em funcionamento e oferecem atendimento aos empresários e empreendedores da região

Por
Maiquel Machado
Com objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo na região Sul do Estado, o Sebrae/SC Regional Sul inaugurou das novas sedes em Criciúma e Tubarão. A cerimônia ocorreu nessa quinta-feira, 03, e marcou a transição para espaços mais amplos, modernos e estrategicamente localizados, que já estão em funcionamento e oferecem atendimento aos empresários e empreendedores da região.
Em Criciúma, o Sebrae/SC passa a operar no Centro de Inovação Criciúma (CRIO), um ambiente de aproximadamente 200 m², equipado com estações de atendimento, salas de consultoria e um auditório próprio. A mudança da antiga sede na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) tem como objetivo proporcionar um serviço mais qualificado e acessível, além de fortalecer a conexão com o ecossistema de inovação local.
Desenvolvimento
Em Tubarão, a nova sede, com 100 m², está localizada no Centro de Inovação Sigma Park, consolidando a presença da instituição na Cidade Azul. Assim como em Criciúma, a mudança proporciona um atendimento ainda mais estruturado que contribui para o desenvolvimento dos pequenos negócios e impulsiona a economia regional.
As mudanças fazem parte da estratégia do Sebrae/SC de modernizar as unidades regionais, o que garante suporte ainda mais eficiente para os empreendedores e promove um ambiente propício para a inovação e o crescimento dos negócios.
As cerimônias de inauguração reuniram autoridades estaduais e lideranças empresariais, reforçando o compromisso da entidade com o desenvolvimento socioeconômico e a competitividade dos negócios locais.
Série de ações em 2025
Aliado às novas sedes, o Sebrae/SC tem projetos aprovados e em andamento nos setores da moda, agronegócio, turismo e comércio varejista, além de iniciativas transversais, como empreendedorismo feminino, inovação e inclusão socioprodutiva. Essas ações contribuem diretamente para a melhoria da competitividade e da lucratividade das empresas participantes.
Neste ano, o Sebrae/SC também deu início a um novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora, realizado em parceria com os municípios para melhorar o ambiente de negócios, reduzir a burocracia, fomentar as compras públicas locais e estruturar as Salas do Empreendedor.