Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Secretaria Nacional de Portos vai federalizar o Porto de Itajaí

Economia
Secretaria Nacional De Portos Vai Federalizar O Porto De Itajai
Foto: Marcos Porto/Divulgação/SCTodoDia

Secretaria Nacional de Portos vai federalizar o Porto de Itajaí

O órgão já abriu o processo para federalização; paralisação da atividade do Porto de Itajaí por quase dois anos pesou na decisão da SNP

ITAJAI

O município de Itajaí deve perder a gestão do Porto a partir de 1o de janeiro. O processo administrativo para federalizar a gestão e atrelar o porto Itajaiense a Autoridade Portuária de Santos já foi aberto pela Secretaria Nacional de Portos (SNP). A decisão final do Ministério de Portos e Aeroportos, Casa Civil e Presidência será anunciada até meados da próxima semana, mas a decisão é vista pelo setor como irreversível.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, inclusive, já antecipou sua posição com relação ao Porto de Itajaí em entrevista ao portal G1 Brasília, onde considerou que a federalização é uma “possibilidade real”. Ele disse que a proposta já está fechada, falou da necessidade de investimentos e do atraso da concessão do porto de Itajaí, que deveria ter ocorrido em 2022, ainda no governo Bolsonaro.

Leia mais: Itajaí faz movimento contra a federalização do porto

“Infelizmente o Porto de Itajaí foi fechado no governo anterior. Não se teve nenhuma atenção pelo Porto, pelo contrário, porque nós vimos um porto fechado, porto desestruturado e mais do que isso, desempregando milhares de pessoas”, criticou o ministro. Itajaí é atualmente o único porto do Brasil com gestão municipalizada.

 

Continue lendo
Topo