Sul concentra 33,7% do tráfego aéreo no país em 2025; capitais puxam avanço

Sul já responde por 33,7% do tráfego aéreo nacional; capitais e regionais crescem com novos investimentos.

Joca Baggio

Publicado em: 1 de outubro de 2025

4 min.
Sul concentra 33,7% do tráfego aéreo no país em 2025; capitais puxam avanço - Foto: Ricardo Wolffenbuttel/SECOM SC

Sul concentra 33,7% do tráfego aéreo no país em 2025; capitais puxam avanço - Foto: Ricardo Wolffenbuttel/SECOM SC

A Região Sul já concentra um terço do tráfego aéreo do país em 2025. As capitais Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis puxam esse movimento, mas os aeroportos regionais também ganham espaço, ampliando conexões, fortalecendo o turismo e dando novo fôlego aos negócios locais.

Para o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esse resultado é fruto de investimentos contínuos. “A aplicação de recursos em infraestrutura aeroportuária melhora os serviços à população, amplia a conectividade entre cidades e contribui para o crescimento econômico da região”, disse.

Nos últimos meses, o governo federal destinou R$ 13,6 milhões à instalação de sistemas de aproximação de precisão (PAPI) em 13 aeroportos regionais. Além disso, parcerias com concessionárias garantiram recursos para operação e expansão de terminais como Passo Fundo (R$ 66,24 milhões) e Santo Ângelo (R$ 35,99 milhões), ambos no Rio Grande do Sul.
Também houve aporte em acessos viários, facilitando a chegada de passageiros e cargas aos terminais.

Movimento de passageiros em alta

Os números refletem o impacto dessas melhorias. Só em agosto, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, registrou 599,4 mil embarques e desembarques. Curitiba e Florianópolis aparecem na sequência, com forte fluxo de passageiros.

Passageiros em agosto (em milhares): Porto Alegre (599,4), Curitiba (495,2), Florianópolis (310,4), Navegantes (180,0), Maringá (78,7), Londrina (57,0), Joinville (50,0) e Chapecó (44,0).

Para o secretário Nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, a expansão resulta de políticas que buscam popularizar o transporte aéreo, trazendo novos passageiros para o mercado, e levar voos a cidades menores, antes fora da malha comercial.

O avanço também se nota nos voos internacionais. Em agosto, praticamente toda a movimentação da região se concentrou nas três capitais: Florianópolis (52,47%), Porto Alegre (31,27%) e Curitiba (13,26%).

A ampliação do tráfego aéreo no Sul não é apenas um dado estatístico. Ela significa mais voos disponíveis, rotas diretas, integração entre cidades do interior e capitais, turismo fortalecido e logística mais eficiente para empresas e consumidores.


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