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Sul de SC desponta como fronteira logística no Brasil

Economia
Sul De SC Desponta Como Fronteira Logistica No Brasil
Foto: SCPar Porto de Imbituba/Divulgação

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Sul de SC desponta como fronteira logística no Brasil

Investimentos em infraestrutura e expansão do Porto de Imbituba colocam região em destaque no mapa da logística nacional

O Sul de Santa Catarina está se consolidando como uma nova e promissora alternativa logística para o escoamento de cargas no Brasil. Impulsionada por obras estratégicas em infraestrutura viária, ferroviária e portuária, a região vem ganhando protagonismo nos corredores de exportação do país.

No centro dessa transformação está o Porto de Imbituba, que bate recordes operacionais e atrai novos negócios. Até 2030, o complexo portuário projeta R$ 1 bilhão em investimentos, com foco na modernização e expansão da sua capacidade. Entre as obras em andamento estão a recuperação e ampliação do Cais 3, a dragagem e derrocagem do Cais 1 e a construção do dolfim do Cais 2. Essas melhorias permitirão receber navios de maior porte e aumentar a eficiência nas operações.

Paralelamente, a BR-285, que liga Bom Jesus, no Rio Grande do Sul, a Timbé do Sul, está próxima da conclusão. Faltam apenas sete quilômetros para finalizar o trecho entre Bom Jesus e São José dos Ausentes. A via encurtará o trajeto entre o norte do Rio Grande do Sul e o litoral catarinense, tornando o Porto de Imbituba uma alternativa até 100 km mais próxima de cidades como Passo Fundo, se comparado ao Porto do Rio Grande.

Ferrovia atende Sul de SC

Outro destaque é a modernização da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), que ampliará sua capacidade de transporte para cargas agrícolas, cerâmicas e minerais. A expectativa é integrar de forma mais eficiente os polos produtivos da região ao sistema portuário.

“Estamos vivenciando uma mudança de paradigma na logística do Sul do Brasil”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de SC, Beto Martins. “A união entre investimentos públicos e o engajamento do setor produtivo coloca o estado em uma posição estratégica inédita.”

Segundo o diretor-presidente do Porto de Imbituba, Christiano Lopes, as melhorias em curso são essenciais para manter o ritmo de crescimento. “Já superamos 8 milhões de toneladas movimentadas, e com as obras autorizadas, vamos garantir mais segurança e eficiência.”

Já o presidente da FTC, Benony Schmitz, destaca o papel da ferrovia na integração logística da região. “Estamos nos preparando para ampliar nossa atuação além do transporte de carvão, com foco em novos segmentos.”

Com maior profundidade nos berços (13,5 metros) e o crescimento das rotas de contêineres, o Porto de Imbituba reforça sua importância para setores como cerâmica, sal, arroz e hulha betuminosa.

A expectativa é que, com a conclusão das obras viárias e ferroviárias, o Sul de Santa Catarina se torne um polo logístico competitivo, atraindo novos investimentos e diversificando os mercados atendidos, com impacto direto na economia regional e nacional.

 

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