Nesta sexta-feira (14), os Estados Unidos reduziram as tarifas sobre alguns produtos agrícolas, como carne, café, banana, castanha-do-pará e açaí. A informação foi divulgada por meio de nota em site da Casa Branca, em uma ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump.
Segundo o documento, após o governo americano receber novas informações e analisar a situação, o presidente americano decidiu retirar alguns produtos agrícolas da lista dos que pagam tarifas extras. As listas atualizadas com esses commodities já foram anexadas ao novo documento e começam a valer ainda em novembro de 2025.
A ordem também muda alguns códigos usados para identificar produtos importados. Essas alterações servem para ajustar a cobrança das tarifas e também entram em vigor na mesma data. Se alguma tarifa tiver sido cobrada indevidamente, o governo diz que fará o reembolso seguindo as regras padrões.
O Departamento de Comércio e o Representante Comercial dos EUA continuarão acompanhando a situação do comércio exterior e avisarão o presidente caso achem que novas ações são necessárias. Eles estão autorizados a criar regras e instruções para garantir que tudo o que está na nova ordem seja cumprido.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.