Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Taxação dos EUA afeta indústria de SC

Economia
Fundo De Notas De Dolares Scaled
Imagem: Freepik/Banco Gratuito

Economia

Taxação dos EUA afeta indústria de SC

No município de Ipumirim uma madeireira anunciou nesta terça-feira férias coletivas para cerca de 500 funcionários após taxação dos EUA

Após o anúncio do ex-presidente Donald Trump sobre a aplicação de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros vendidos aos Estados Unidos, exportadoras no Brasil começaram a buscar alternativas para mitigar os efeitos da medida. A decisão provocou impacto imediato em diversos setores, especialmente no segmento madeireiro.

Em Ipumirim, Santa Catarina, uma empresa do ramo anunciou nesta terça-feira (29) férias coletivas para cerca de 500 funcionários. Especializada na produção de molduras de madeira voltadas ao mercado externo — com 95% da produção destinada aos Estados Unidos — a empresa foi diretamente atingida pela nova taxação.

Com contratos de exportação suspensos na semana passada, a empresa decidiu reduzir drasticamente suas operações. Além das molduras, também produz paletes para o mercado interno e portas de madeira para Brasil, Uruguai e Paraguai. No total, cerca de metade de sua produção é comercializada com os EUA. Apenas um pequeno setor, com 15 colaboradores, seguirá em funcionamento.

Segundo o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, produtos que não são cultivados no território norte-americano, como café, manga e abacaxi, podem ter isenção da nova tarifa — mas isso dependerá de um acordo bilateral entre os dois países.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo